Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Mato Grosso vai discutir Ferrovia da Soja

28/04/2013 - O Documento

O projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que vai ligar Lucas do Rio Verde a Campinópolis, em Goiás será debatido no dia 10 de maio, em Cuiabá. O evento pretende reunir todos os setores envolvidos na implantação da ferrovia. “Queremos discutir o projeto para que ele seja o fiel retrato das nossas expectativas”, disse Francisco Vuolo, titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal (Selit), que esta promovendo as discussões.

Vuolo espera a participação de segmentos da sociedade civil organizada, como OAB-MT, Aprosoja, Famato, Fiemt, prefeitos dos municípios por onde a ferrovia irá passar, entre outros. Segundo ele a ampliação do debate ocorre 14 dias antes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encerrar o processo de tomada de subsídio que antecede as audiências públicas que vão homologar o traçado já com o projeto executivo, antes da abertura de licitação.

A coleta de subsídios da ANTT faz parte de um processo que antecede os estudos de viabilidade econômica, esperados para ser fechado nos próximos meses. A motivação para as discussões do dia 10 está na forma como isto é feito, por meio eletrônico. “O que queremos é que as nossas considerações, em relação ao projeto, não seja apenas por meio eletrônico. Vamos solicitar tomada de subsidio presencial em Lucas do Rio Verde e Água Boa”. O Governo do Estado já manteve contato com as prefeituras para junto com a sociedade discutir o tema.

Segundo a Valec, empresa responsável pela obra, que receberá recursos do PAC, ela deverá iniciar em dezembro de 2013, com a licitação para o projeto executivo em agosto. O trecho de 900 km até Campinópolis (GO). Além de ligar Mato Grosso aos portos do Nordeste é chamado de Ferrovia da Soja e é a primeira parte da Ferrovia Transcontinental (EF-354), que ligará o Rio de Janeiro ao Acre, na fronteira com o Peru e prosseguindo até o Oceano Pacífico.




« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
ANTT realizará amanhã audiência pública sobre OFI
ANTT nega pedido da ALL e determina transporte mínimo
ANTT relata ao Cade que TCA não utiliza ferrovia



Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2014
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária