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Primeiro monotrilho robótico entra em funcionamento na China

11/01/2018 - China Rádio Internacional

O primeiro veículo monotrilho sem condutor, o Skyrail, trafegou nesta quarta-feira (10) sobre a cidade de Yinchuan, na China. O feito marca a entrada em funcionamento do primeiro trem monotrilho robótico no país. O Skyrail de Yinchuan, capital da Região Autônoma de Ningxia, noroeste da China, foi fabricado pela montadora chinesa BYD. É também o primeiro monotrilho com um sistema autônomo composto totalmente por propriedades intelectuais chinesas.

Tudo parece um cenário de ficção científica: operação totalmente automática, reconhecimento facial dos passageiros, navegação pela internet a alta velocidade. Porém, isso tudo é bastante real e se passou ao pé da montanha Helan, em Ningxia. Segundo o engenheiro-chefe do sistema robótico do Skyrail, Wang Faping, o veículo pode operar automaticamente e é caracterizado pela condução sem motorista, pelo modo de hibernação automático, pelo monitoramento dos fluxos de passageiros em tempo real e pelo reconhecimento facial.

“O Skyrail possui as funções mais avançadas da condução sem motorista. Ele consegue despertar do modo de hibernação, fazer um auto teste na ignição e sair da garagem automaticamente. Além disso, ele pode estacionar de forma precisa e alterar de maneira flexível as estações onde irá parar, além de abrir e fechar as portas sozinho. O monotrilho é equipado com um sistema de controle de cruzeiro que detecta automaticamente a mínima distância segura entre os veículos. No modo desligado, ele consegue se mover autonomamente até um local seguro. Por fim, ele volta automaticamente à garagem e entra no modo de hibernação.”

O Skyrail consegue realizar auto testes em seu sistema antes e durante a condução, verificando aproximadamente 300 itens. O sistema funciona normalmente no caso de temperatura extrema, seja o frio de 40 graus Celsius abaixo do zero, seja calor de 80 graus.

Além das tecnologias de controle e de posicionamento da BYD, o sucesso do Skyrail decorre do apoio tecnológico da Huawei. Segundo o diretor do Departamento de Marketing sem Fio da Huawei, Xu Yan, a tecnologia eLTE da empresa oferece um canal de transmissão informática rápido e eficiente, que possibilita o controle e a segurança da condução robótica.

“Para o Skyrail, oferecemos uma solução com base na tecnologia de comunicação da geração 4,5. Isso inclui a estação-base eLTE, a rede portadora de IP e a rede central. A rede que fornecemos conta com inovações na tecnologia sem fio, entre eles o delay mínimo e uma largura de banda de 1Gps. Além disso, a Internet das Coisas de banda larga das câmaras pode funcionar simultaneamente com a de banda estreita dos sensores próximos ao trilho. Ao mesmo tempo, oferecemos serviços como transmissão de vídeo de alta definição, transmissão de volta de vídeos e navegação pela internet.”

O plano de Skyrail da BYD em Yinchuan entrará em fase de testes a partir do segundo trimestre de 2018. O presidente do Conselho de Administração da BYD, Wang Chuanfu, afirmou que, além das vantagens tecnológicas, o Skyrail é caracterizado pelo baixo custo de fabricação, de operação e de manutenção. O monotrilho pode complementar o setor de pequeno volume no trânsito urbano de trilho e possui uma perspectiva de mercado promissora.



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