Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Trem Minas-Rio vai ser apresentado nesta quinta em Sapucaia

12/04/2018 - Hoje em Dia

O vagão restaurante do trem turístico que deve ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro a partir do segundo semestre já está pronto e vai ser apresentado aos moradores de Sapucaia, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12) e na sexta (13). O lançamento será marcado por shows a partir das 19h, na Casa de Cultura da cidade, próximo à estação ferroviária, onde o vagão gastronômico será exposto.

"O vagão vai ficar estacionado na estação e quem quiser poderá visitá-lo e conhecer as instalações", afirmou Paulo Henrique do Nascimento, presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela implantação do projeto.

A locomotiva com o vagão restaurante saiu da cidade de Recreio, em Minas Gerais, e chegou ao Rio de Janeiro ainda nesta quarta (11). Quando estiver pronto, o trem vai ligar a cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, à cidade de Três Rios, no Estado fluminense. Durante o percurso de 160 km, passará por mais cinco cidades mineiras: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador. No RJ, além da última Estação em Três Rios, passa por Sapucaia. A expectativa é que a viagem dure 6 horas e a passagem custe R$ 100.

A expectativa é de transportar até 850 passageiros por dia. Mas antes, a Oscip precisa fazer testes sem passageiros nos nove vagões da Ferrovia Centro-Atlântica que foram reformados. "Nesses testes, serão avaliadas as condições das estações, da linha e da locomotiva, Dessa forma, vamos ficar sabendo quais melhorias precisamos fazer", explicou Paulo Henrique.

Após os ajustes, o trem ainda passa por nova inspeção. Segundo Paulo Henrique, o engenheiro mecânico da Oscip deve vistoriar os vagões para elaborar um laudo técnico a ser encaminhado à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). "Este é um dos últimos requisitos para que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) aprove as viagens com passageiros. Depois é assinar o contrato formal com a Ferrovia Centro-Atlântica".

Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados.

 

Investimento

 

O investimento total para que o trem turístico possa operar é de R$ 1 milhão, conforme informações do diretor da Oscip. "Dentro do trem, o passageiro poderá contar com pacotes de roteiros turísticos, projetos culturais, encontros e restaurante. Para isso, estamos buscando apoio de empresas", contou Paulo Henrique.

A expectativa é que a atividade contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além ajudar a manter preservado o patrimônio histórico das cidades.

O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras, da iniciativa privada, além da concessionária da ferrovia Centro-Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

 

- Fonte: http://hojeemdia.com.br/horizontes/trem-minas-rio-vai-ser-apresentado-nesta-quinta-em-sapucaia-1.612744




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Marrocos inaugura primeiro trem de alta velocidade (TGV) da África
Efraim anuncia licitação para nova estação de trem no IFPB de Cabedelo
Trem no interior de SP celebra o Natal sobre trilhos com passeio noturno



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária