Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Startup escandinava cria plataforma para acompanhar contêineres no mundo através de blockchain

14/05/2018 - Portos e Navios – Solução lida com ineficiências i

Uma start-up liderada por profissionais experientes da indústria naval está criando uma plataforma impulsionada pelo Blockchain que, pela primeira vez, fornecerá um registro em tempo real dos 27 milhões de contêineres do mundo.

A Blockshipping diz que sua solução - que é chamada Global Shared Container Platform (abreviada para GSCP) - tem o que é preciso para lidar com ineficiências impressionantes no mercado, trazendo economias significativas para as empresas em toda a cadeia de suprimentos e reduzindo drasticamente o preço do setor.

Apesar de ser um setor “extremamente valioso”, a Blockshipping diz que a indústria tem sido atormentada há anos por ameaças à segurança, excesso de capacidade e políticas ambientais cada vez mais rígidas - acrescentando que algumas questões não foram resolvidas por décadas.

Dentro de um período de três a quatro anos, a empresa escandinava aspira ter uma cobertura de mercado de 60% - equivalente a 16 milhões de contêineres - e espera que seu token de utilidade se torne a moeda padrão para transações entre empresas que operam no setor.

 

"Mastigando" os números

 

A Blockshipping acredita que as empresas serão incentivadas a adotar sua tecnologia por estimativas que sugerem que a indústria poderia obter economias anuais de $5,7 bilhões se a Global Shared Container Platform for popular.

Isto seria conseguido através do “manejo mais inteligente” que o GSCP permitiria - tornando mais fácil para os contêineres de déficit e excedente serem combinados. O livro contábil da Blockshipping cita pesquisas que indicam que as transportadoras poderiam reduzir o tamanho de suas frotas de contêineres em até 20%, instalando sensores de rastreamento em tempo real e obtendo dados de localização precisos.

A empresa também afirma que, em algum momento, um em cada cinco contêineres em todo o mundo (o equivalente a 5 milhões de unidades) não é contabilizado. Para complicar o problema, pode ser difícil coletar informações sobre os contêineres estarem vazios ou carregados, o que significa que, com muita frequência, trens e caminhões estão perdendo tempo e abastecendo o transporte de caixas de metal vazias.

É desnecessário dizer que isso significa que as vantagens ambientais do GSCP podem ser bastante significativas. Segundo uma análise da Opsiana, uma consultoria também baseada na Escandinávia, a plataforma pode ver as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) caírem 4,6 milhões de toneladas por ano - com emissões de óxido de nitrogênio (NOx) reduzidas em 4.900 toneladas.

 

Anúncios importantes de parceria

 

Nas próximas semanas a Blockshipping espera anunciar de 3 a 4 acordos de colaboração com diferentes parceiros de tecnologia que ajudarão a Blockshipping no desenvolvimento da plataforma GSCP.

A Blockshipping anunciou uma parceria com MakerDAO, criadores do Dai Stablecoin. A parceria se concentra especificamente no token interno de compensação e liquidação na plataforma GSCP chamado CPT - Container Platform Token - que precisa ser estável o tempo todo. Espera-se que a parceria acelere o desenvolvimento e a disponibilidade da plataforma Blockshipping GSCP, aproveitando o comprovado Sistema Dai Stablecoin da Maker DAO para alimentar a plataforma GSCP

Rune Christensen, CEO da MakerDAO, vê muitos benefícios possíveis para a Blockshipping usando o Dai Stability System para alimentar a plataforma GSCP. Em um comunicado de imprensa conjunta, ele diz:

“Estamos ansiosos para uma parceria com a Blockshipping no desenvolvimento da melhor solução possível para transformar o espaço de transporte de contêineres, onde as soluções Blockshipping no longo prazo podem ser“ acionadas pela Dai ”. Estamos ansiosos para mostrar que nosso sistema stablecoin é perfeitamente projetado para projetos de cadeia de suprimentos como a plataforma GSCP da Blockshipping. ”

 

“Grande interesse da indústria”

 

A Blockshipping diz que seus primeiros clientes poderão começar a usar o portal a partir do primeiro trimestre de 2019. Este ano, a plataforma está sendo projetada e preenchida com dados, abrindo caminho para que contratos inteligentes sejam desenvolvidos e testados.

A empresa vai oferecer dois tipos de tokens. O primeiro, conhecido como token de plataforma de contêiner (CPT, na sigla em inglês), seria atrelado ao dólar americano e usado para compensar e liquidar transações. Enquanto isso, a moeda cripto do contêiner (CCC) será emitida na Ethereum Blockchainpara sua oferta inicial de moedas. Exemplos de quando o CPT seria usado incluem taxas associadas ao transporte terrestre de contêineres e custos vinculados a unidades de reparo e manutenção.

A Blockshipping diz que sua plataforma GSCP foi inicialmente financiada pela Fundação Marítima Dinamarquesa, assim como por anjos privados, mas está sendo realizada uma ICO para “acelerar ainda mais o desenvolvimento e a adoção” do ecossistema.

O diretor executivo da empresa, Peter Ludvigsen, disse à Cointelegraph: "Tradicionalmente, a indústria naval tem uma reputação de ser bastante conservadora, mas o que eu tenho experimentado desde o anúncio do nosso projeto GSCP é tudo, menos o tradicional retrocesso em novas idéias de negócios. Tem sido como uma série ininterrupta de diálogos positivos com os principais intervenientes de todas as áreas da indústria de transporte de contentores.

“Estou extremamente orgulhoso de dizer que há poucos dias a Blockshipping obteve a confirmação de uma transportadora global de contêineres de que eles se unirão à nossa plataforma GSCP como nosso primeiro cliente. Esta é uma transportadora no ranking global 10-20 que também confirmou que eles vão se juntar ao nosso conselho consultivo ao Cliente. ”

A venda pública do Blockshipping começará em 14 de maio.

 

- Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/44060-startup-escandinava-cria-plataforma-para-acompanhar-conteineres-no-mundo-atraves-de-blockchain




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Nova plataforma quer dar transparência a licitações
Lançado edital para instalação de portas de plataforma nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha
Metrô SP realiza Audiência Pública para aquisição e instalação de portas de plataforma nas linhas 1, 2 e 3



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária