Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Réplica do primeiro metrô foi construída no Jabaquara

15/05/2018 - Jornal Zona Sul

Muita gente ainda se lembra de como eram os primeiros trens do metrô paulistano. Os vagões foram montados, no início da década de 1970, no Pátio do Jabaquara, de onde partiriam as primeiras viagens teste, em 1972, e também inaugurais, em setembro de 1974. Agora, o mesmo pátio do Jabaquara sediou a montagem de uma réplica do carro da primeira frota de trens originais, a chamada frota A.

O resultado é um “mock up” em tamanho real e, o melhor, que pode ser visitado pelos passageiros do metrô e turistas da cidade. Gratuitamente!

A réplica, montada em celebração dos 50 anos da empresa, está exposta no mezanino da estação Sé, por onde passam 600 mil usuários por dia.

E é um sucesso! Os usuários fazem uma verdadeira viagem no tempo. Podem também tirar selfies e fotos como se fossem operadores do antigo trem do Metrô.

A réplica foi criada pelos funcionários da manutenção na serralheria do Pátio Jabaquara com muito empenho e criatividade, e conta com vários dos itens originais dos primeiros trens fabricados pela MAFERSA no início dos anos 70, como a máscara, cabine, banco do operador, console de comando, freio de estacionamento, ventilador e portas. A réplica fica na estação Sé até o fim desse mês de maio.

Ainda na estação Sé está a instalação “Metrô Mobilidade”, uma espécie de maquete com dimensão de 7,50m x 5,50m que mostra os pontos de referência da cidade de São Paulo e suas linhas de metrô subterrâneas.

Uma mostra de fotos históricas completa o cenário para resgatar a trajetória dessas cinco décadas.

São 81 registros históricos, com imagens que remontam à criação da empresa, em 1968. Também fazem parte do acervo fotografias tiradas durante a construção das primeiras estações e o trabalho das equipes de operação, manutenção e segurança ao longo das décadas. A exposição também destaca a diversidade arquitetônica das estações do Metrô e o acervo permanente de obras de arte espalhadas pelo sistema.

Os apaixonados pela história de São Paulo e do metrô também podem comprar selo e carimbo postais comemorativos, em edição especial para colecionadores. Criados peo próprio metrô, estarão disponíveis até 24/05 na agência central dos Correios.

 

- Fonte: http://jornalzonasul.com.br/replica-do-primeiro-metro-foi-construida-no-jabaquara/




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
O Rio precisa de metrô e trem
Empresas da França e Londres apresentam propostas para operar Metrô de Buenos Aires
Metrô de Santiago testa novos trens da Alstom



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária