Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Ipea prevê queda menor do PIB agropecuário

08/08/2018 - Valor Econômico

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no país neste ano. Em razão de uma produção de grãos maior que a prevista inicialmente na safra 2017/18, o órgão passou a estimar que o PIB do setor "da porteira para dentro", medido pelo IBGE, cairá 1%, e não 1,3%, como estava previsto anteriormente.

"Como melhorou a condição da safra de grãos, especialmente de soja, tivemos que revisar nossos cálculos", afirmou José Ronaldo Souza Junior, diretor de Macroeconomia do Ipea, ao Valor. Assim, para o PIB da agricultura o instituto agora prevê queda menor em 2018, de 0,6% - e não mais de 2,5% -, enquanto a pecuária tende a recuar 2,5%, e não crescer 1,4%.

De acordo com o diretor do Ipea, o espaço para ajustes nessas previsões diminuiu, já que a colheita de grãos na safra 2017/18 está praticamente definida, restando dúvidas mais relevantes apenas para a safrinha de milho e para o trigo. Na área agrícola, porém, as colheitas de cana, café e laranja, ainda em andamento, também poderão influenciar ajustes.

Para Souza Junior, ainda que o Ipea projete retração para o PIB da agropecuária, há motivos para comemorações, sobretudo porque a colheita total de grãos em 2017/18 só perde para a do ciclo passado - a base de comparação nessa frente, portanto, é elevada.

O destaque negativo deste ano, segundo ele, ficará com a inflação dos alimentos, já que os preços de grãos como soja e milho, apesar da safra robusta, subiram no mercado doméstico graças a fatores externos como a quebra da safra argentina e as disputas comerciais entre Estados Unidos e China.

O Ipea também divulgou ontem seu índice específico para o PIB agropecuário que mede variações mensais. De acordo com o "Indicador Ipea de PIB Agropecuário", o setor cresceu 2,6% entre os meses de maio e junho deste ano, puxado justamente pelo bom desempenho da colheita de grãos. O resultado, no entanto, não foi suficiente para evitar uma queda de 1,9% no segundo trimestre de 2018 em relação ao primeiro. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve baixa de 2,9%. De acordo com o Ipea, a queda mais uma vez é explicada pelo resultado "excepcional" da produção agrícola do país na temporada 2017/18.


Leia mais: Comissão pede preservação da malha ferroviária em Minas

Fonte: https://www.valor.com.br/agro/5719371/ipea-preve-queda-menor-do-pib-agropecuario





Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter


Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária