Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

Lançado edital para instalação de portas de plataforma nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha

03/09/2018 - Revista Ferroviária

O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado do último sábado (01/09) o edital para a aquisição e instalação de 88 fachadas de portas de plataforma em 36 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Os serviços abrangem toda a elaboração e execução do projeto, além da implantação de um simulador de testes e manutenção.

A licitação acontecerá na modalidade Concorrência Internacional e o certame será realizado no dia 25 de outubro para definir a empresa que vai executar o projeto. Seguindo este cronograma, o contrato deve ser firmado no início de 2019 e a empresa vencedora terá um prazo de 56 meses para a conclusão dos trabalhos, a partir da assinatura. As portas serão implantadas nas estações de maior demanda e permitirão a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos usuários.

As novas estações já são projetadas pelo Metrô SP para receberem esses equipamentos. Atualmente, todas as nove estações da Linha 4-Amarela, assim como as estações Vila Matilde (Linha 3-Vermelha), Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás), Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã (Linha 2-Verde), além das seis estações em funcionamento na Linha 15-Prata, já contam com porta nas plataformas.

 

Linha 5-Lilás

 

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, prometeu a instalação de portas de plataforma até o começo de 2020 em todas as estações da Linha 5-Lilás do metrô. A declaração foi feita na última sexta-feira, durante a inauguração da estação AACD-Servidor, em São Paulo. As portas estão sob responsabilidade da Bombardier, que também é fornecedora do sistema de sinalização da linha (CBTC). Pelissioni destacou o atraso na implementação.

“As portas de plataforma estavam previstas no contrato de sinalização, que é fundamental, porque sem sinalização, os trens não rodam. A Bombardier está muito atrasada, tem multas que somam quase R$ 50 milhões, entregou o último cronograma para o Metrô e resolvemos aceitar como último cronograma. Ou vocês cumprem o cronograma ou nós vamos rescindir o contrato, com todas as penalidades previstas em lei. Então, nós esperamos em Santa Cruz a porta-plataforma vai estar instalada para que em um ou dois meses possa ser utilizada. Chácara Klabin também e sucessivamente até o final de 2019 e começo de 2020. Todas as portas de plataformas deverão estar instaladas e as multas, aplicadas”, disse.

 

Inaugurações

 

O secretário prometeu outras três estações da Linha 5 – Lilás: Santa Cruz (que faz integração com a Linha 1) e Chácara Klabin (integração com a Linha 2) entre os dias 15 e 20 de setembro e a estação Campo Belo em dezembro. Além disso, até o final do ano também deve ser entregue a extensão da Linha 15-Prata até São Mateus, segundo Pelissioni.

 

Estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha que receberão portas de plataforma

Linha 1-Azul

Parada Inglesa

Jardim São Paulo

Santana

Carandiru

Portuguesa-Tietê

Armênia

Tiradentes

Luz

São Bento

Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha)

Liberdade

São Joaquim

Vergueiro

Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde)

Ana Rosa (linha 1-Azul)

Vila Mariana

Santa Cruz

Praça da Árvore

Saúde

São Judas

Conceição

 

Linha 2-Verde

Consolação

 

Linha 3-Vermelha

Marechal Deodoro

Santa Cecília

República

Anhangabaú

Pedro II

Brás

Bresser-Mooca

Belém

Tatuapé

Carrão

Penha

Guilhermina-Esperança

Patriarca

Artur Alvim



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
Bombardier e Alstom vão produzir trens para o Metrô de Montreal
Metrô de Salvador pode chegar ao Campo Grande ou Barra
Governo da Bahia lança edital para
construção de duas estações do Metrô
de Salvador



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária