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InnoTrans 2018: veja em primeira mão algumas das novidades da feira que começa amanhã

17/09/2018 - Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária acompanhou hoje um tour especial para jornalistas na InnoTrans 2018, que começa nessa terça e vai até sexta (dia 21), em Berlim, na Alemanha. A ideia foi apresentar em primeira mão aos principais veículos especializados do mundo as novidades da feira deste ano, que conta com mais de 3 mil expositores (sendo 146 estreantes) de 61 países.  O espaço tem cerca de 200 mil metros quadrados e uma área externa com 155 veículos expostos, alguns com possibilidade de realizar testes drive no local. No estande Trade Press (Hall 1.1, 11.1 e 23), os visitantes podem encontrar a versão em inglês da RF, produzida especialmente para o evento.   

A CRRC chegou disposta a mostrar para o mundo o que os chineses estão desenvolvendo em termos de tecnologia ferroviária. Entre outros produtos, a empresa exibe um carro de metrô, modelo Cetrovo, feito com fibra de carbono (o que reduz em 13% o peso em comparação com veículos tradicionais de metrô, afirmam os executivos da CRRC) e com velocidade que pode atingir até 140 km/hora.

O ambiente interno dispõe de ar condicionado e iluminação que se ajustam automaticamente com base em condições externas. As janelas touch-screen também chamam atenção –  a tecnologia permite que os passageiros acessem conteúdos de entretenimento, inclusive vídeos. Os trens modelo Cetrovo podem acoplar de dois a doze carros por composição.

A Vossloh vai apresentar aos visitantes a DE 18 SmartHybrid, uma locomotiva híbrida elétrica a diesel de quatro eixos, que está em testes e deve entrar em operação comercial em 2020. A máquina conta com motor de 1.800 kW e uma bateria de 150 kw/hora que, dependendo do perfil da carga, permite que a operação aconteça com zero emissão de carbono. Os executivos afirmaram que o motor a diesel, modelo start-stop, apresenta tecnologia capaz de reduzir a emissão de gases poluentes  e também os custos com combustível e manutenção.

A Plasser & Theurer levou para a área externa da feira o EM1100VT, um sistema que envia dados sobre geometria da via pela nuvem diretamente para equipamentos de manutenção.  Já a Stadler e a Siemens, parceiras no consórcio Leader formado em dezembro de 2015 para a entrega de 106 trens para a S-Bahn Trail de Berlim, apresenta a composição de 73,6 metros de comprimento, o primeiro modelo da S-Bahn equipado com ar-condicionado. A Siemens também expõe nesses dias de evento o trem de cabine dupla RRX (Rhi-Ruhr-Express), cujo diferencial é a conectividade. As janelas são estrategicamente pensadas para melhorar o sinal de celulares durante a viagem.  

Inovação

A edição deste ano da InnoTrans traz um foco maior em inovação, afirmou o diretor executivo da Messe Berlin GmbH, organizadora da feira, Christian Göke : "O evento está mais concentrado, mais inovador, mais informativo. Isso é o que os visitantes vão encontrar na 12ª edição da InnoTrans. Mais uma vez, quebramos o recorde anterior, de 2016, em número de expositores e veículos na área externa”.

O diretor-presidente da Australasian Railway Association (ARA), Bob Herbert, disse que a delegação australiana é uma das maiores da feira, com 41 companhias expositoras. “Queremos estar por dentro de tudo o que acontece no setor ferroviário. Além de fazer negócio, queremos estar em contato com pessoas que trabalham diretamente em ferrovia, assim como acadêmicos, que fazem pesquisas em universidades.”

O diretor da Marfex (Associação Ferroviária Espanhola, que congrega 86 empresas da indústria), Pedro Fortea, disse que a feira é o principal momento das companhias apresentarem ao mundo suas novidades. “Queremos observar, ver e aprender. Fazer networking e apresentar as nossos produtos e soluções para área ferroviária”, resumiu.



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