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Entidades do setor preparam documento para candidatos

01/10/2018 - Revista Ferroviária

Doze entidades do setor ferroviários prepararam um conjunto de propostas para ser apresentado aos candidatos à presidência. As sugestões estiveram no centro de debate da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto, em São Paulo, e reuniu cerca de 1,5 mil pessoas.

O presidente da Aeamesp, Pedro Machado, declarou que a iniciativa é resultado do que foi discutido no evento, e a ideia é aproveitar o momento de “efervescência” atual para divulgar as propostas. “A greve dos caminhoneiros despertou a sociedade para a importância do transporte sobre trilhos. Aquilo que era remédio virou veneno, e ficamos dependentes do transporte rodoviário”.

As doze entidades que assinam o documento são: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a Associação Latino-Americana de Ferrovias (Alaf), a Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos (Alamys), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), União Internacional do Transporte Público – Divisão América Latina (UITP/DAL) e Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp). 

 

Seguem as propostas:

- Defesa do estabelecimento de uma autoridade pública metropolitana para coordenar, “de maneira integral”, o planejamento urbano;

- Retomada e conclusão das obras eventualmente paradas;

- Estímulo ao transporte sustentável para a melhoria da qualidade de vida;

- Priorização de investimentos públicos em sistemas estruturantes de transporte sobre trilhos;

- Incentivo a uma maior participação privada em investimentos associados ao sistema de transporte, “notadamente empreendimentos imobiliários”;

- Remoção de entraves para a ampliação da malha ferroviária, inclusive com a renovação antecipada das concessões atuais;

- Aperfeiçoamento do arcabouço regulatório do transporte ferroviário;

- Extinção da dupla tributação quando da mudança de transporte (de trem para caminhão e vice-versa);

- Promoção de incentivos à indústria ferroviária brasileira.



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