Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Revista Ferroviária



« Voltar
   

ANPTrilhos defende incentivo fiscal para modernização da frota metroferroviária

31/10/2018 - Revista ferroviária

ANPTrilhos defende a extensão dos atuais benefícios do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária) ao setor metroferroviário por meio de uma nova lei, chamada de Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura de Mobilidade Urbana sobre Trilhos (Reimob). 

 

“Precisamos modernizar o parque ferroviário brasileiro para que os operadores possam trabalhar de forma mais eficiente, garantindo um transporte de mais qualidade para a população e dessa forma reduzindo seus custos operacionais”, disse a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, que afirmou que isso geraria reflexos positivos inclusive nas tarifas pagas pelos usuários.

 

A proposta vem sendo trabalhada internamente desde o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, realizado em julho, quando foi lançado o documento “Eleições 2018 - Propostas para o Avanço da Mobilidade Urbana Nacional”, e foi apresentada aos dois candidatos à presidência.    

 O Reporto foi criado em 2013 para permitir que o setor portuário pudesse adquirir no mercado interno ou importar, com desoneração tributária, máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens para execução de serviços. A ANTPTrilhos defende o mesmo modelo para as empresas do setor. “Se tivermos alguns incentivos para compra de equipamentos, sistemas e maquinário, conseguiremos qualificar o transporte para a população”, afirmou.

 

Ela colocou ainda que, no Brasil, existe um grande número de operadores públicos que enfrentam problemas de financiamento. O Reimob seria, portanto, uma forma de acelerar investimentos, diz ela. 

 

A entidade também defende, como pontos prioritários para o avanço da mobilidade urbana nacional, a priorização de investimento aportado pelo Ministério das Cidades em transporte estruturante e de alta capacidade e apoiar o desenvolvimento de Consórcios Públicos Municipais com a função de planejar e implementar redes metropolitanas de transportes. 



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter

 Notícias Relacionadas
24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp reúne entidades do setor
Fórum de Mobilidade ANPTrilhos será dia 18 de julho
Rede metroferroviária brasileira cresce 30 km em 2017



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária