Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Com 340 m de comprimento, porta-contêiner torna-se o maior navio a operar no Porto de Santos

16/05/2017 - G1

Com 340 metros de comprimento, o porta-contêiner Hyundai Loyalty tornou-se, nesta segunda-feira (15), o maior navio em dimensão a operar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A embarcação faz escala no cais santista para movimentar 3 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Essa é a primeira vez que o complexo portuário de Santos recebe um cargueiro com esse comprimento. Até então, os maiores navios a operarem no cais tinham 336 metros de extensão, segundo informações oficiais da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária.

Apesar do tamanho recorde, o Hyundai Loyalty não é o maior em capacidade a fazer escala no complexo. A embarcação é capaz de transportar até 8.600 contêineres de 20 pés, ante os mais de 10 mil TEUs que são possíveis de serem transportados em navios menores em tamanho, e que já passaram por Santos.

No domingo (14), a embarcação atracou no terminal Embraport, localizado na Margem Esquerda. De acordo com a instalação, pelo menos 1.879 movimentos de descarga (desembarque de contêineres) foram efetuados nesta segunda. A escala faz parte de uma nova rota regular entre o Brasil e o Extremo Oriente.

“O aumento do tamanho dos navios é uma tendência global, e o Porto de Santos vem gradualmente se habilitando para atendê-la. Esta é uma agenda chave para melhorar a competitividade do Brasil no comércio internacional”, fala o gerente comercial do terminal, Bruno Ferretti.

Comparativamente, o comprimento do Hyundai Loyalty equivale a mais de 100 carros populares enfileirados ou, então, a quatro unidades do maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, se posicionadas uma em frente à outra. Para acessar o Porto de Santos, dois práticos participaram da manobra de atracação.

De acordo com a armadora, o navio foi construído em 2009 e opera sob a bandeira de Singapura. Além dos 340 metros de comprimento, ele possui 45,6 metros de largura (boca), 14,5 metros de calado máximo (profundidade máxima do caso em relação à linha d'água) e pesa, aproximadamente, 100 mil toneladas.



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas no semestre
Codesp: Porto de Santos deverá movimentar mais de 123 milhões de toneladas de cargas em 2017
Porto de Santos reduz profundidade e limite de seu calado operacional



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária