Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Com 340 m de comprimento, porta-contêiner torna-se o maior navio a operar no Porto de Santos

16/05/2017 - G1

Com 340 metros de comprimento, o porta-contêiner Hyundai Loyalty tornou-se, nesta segunda-feira (15), o maior navio em dimensão a operar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A embarcação faz escala no cais santista para movimentar 3 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Essa é a primeira vez que o complexo portuário de Santos recebe um cargueiro com esse comprimento. Até então, os maiores navios a operarem no cais tinham 336 metros de extensão, segundo informações oficiais da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária.

Apesar do tamanho recorde, o Hyundai Loyalty não é o maior em capacidade a fazer escala no complexo. A embarcação é capaz de transportar até 8.600 contêineres de 20 pés, ante os mais de 10 mil TEUs que são possíveis de serem transportados em navios menores em tamanho, e que já passaram por Santos.

No domingo (14), a embarcação atracou no terminal Embraport, localizado na Margem Esquerda. De acordo com a instalação, pelo menos 1.879 movimentos de descarga (desembarque de contêineres) foram efetuados nesta segunda. A escala faz parte de uma nova rota regular entre o Brasil e o Extremo Oriente.

“O aumento do tamanho dos navios é uma tendência global, e o Porto de Santos vem gradualmente se habilitando para atendê-la. Esta é uma agenda chave para melhorar a competitividade do Brasil no comércio internacional”, fala o gerente comercial do terminal, Bruno Ferretti.

Comparativamente, o comprimento do Hyundai Loyalty equivale a mais de 100 carros populares enfileirados ou, então, a quatro unidades do maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, se posicionadas uma em frente à outra. Para acessar o Porto de Santos, dois práticos participaram da manobra de atracação.

De acordo com a armadora, o navio foi construído em 2009 e opera sob a bandeira de Singapura. Além dos 340 metros de comprimento, ele possui 45,6 metros de largura (boca), 14,5 metros de calado máximo (profundidade máxima do caso em relação à linha d'água) e pesa, aproximadamente, 100 mil toneladas.



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Porto de Santos recebe licença operacional do Ibama
Codesp quer implantar modal hidroviário no Porto neste ano
Porto de Santos ainda terá restrições



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2017
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária