Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Colheita surpreende e país pode ter nova safra recorde

08/02/2018 - Valor Econômico

O clima era de festa na fazenda de Jader Bergamasco na tarde de 3 de fevereiro. As chuvas daquele sábado em Campo Verde, no sul de Mato Grosso, não esfriavam o ânimo da família do produtor de grãos e algodão. Das potentes caixas de som de uma caminhonete 4x4, sucessos sertanejos embalavam um churrasco.

Depois de encerrar a colheita da soja desta safra 2017/18, os Bergamasco refizeram as contas e viram que, apesar das margens apertadas do ciclo anterior, foram recompensados por mais uma produção recorde da oleaginosa em suas terras, a segunda consecutiva. O crescimento foi garantido pela produtividade das lavouras, que subiu de 60 sacas por hectare para 64, um nível difícil de ser alcançado.

A colheita de soja não surpreendeu apenas os Bergamasco. A Agroconsult, consultoria que realiza a 15ª expedição técnica Rally da Safra, já considera provável que a colheita nacional supere em 2017/18 o recorde de 2016/17, de 114,1 milhões de toneladas. Na época do plantio, todas as projeções indicavam queda.

O aumento poderá ocorrer a despeito do atraso generalizado na semeadura e de problemas provocados agora pelas chuvas nos trabalhos de colheita em alguns polos do país. Apesar dos dias nublados, Cristiano Palavro, consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), observa que o clima em geral foi favorável e que a produção estadual de soja deverá se manter em torno de 10,8 milhões de toneladas em 2017/18.

O arsenal tecnológico à disposição dos produtores também vem facilitando a superação de adversidades climáticas e o aumento da produtividade. Além disso, nos polos do Centro-Oeste os grandes produtores estão capitalizados e são cada vez mais profissionais.

 

Leia Mais: Ferrugem preocupa produtor em Goiás



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.


Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sábado, 26 de maio de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária