Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Atrasada, estação de trem ficou distante do previsto

04/04/2018 - Valor Econômico

Com atraso de alguns anos, o aeroporto de Guarulhos ganhou mais uma rota de entrada de passageiros com a inauguração da linha 13-Jade, de trens da CPTM, no último fim de semana. O projeto, entretanto, passou por ajustes, inclusive em relação à localização da estação Aeroporto-Guarulhos.

Uma das diversas projeções apontadas pelo governo estadual era de que a linha estaria em funcionamento antes da Copa do Mundo de 2014. Outro ajuste realizado foi a localização do ponto de desembarque dos passageiros, mais distante dos terminais 2 e 3, os mais movimentados do aeroporto.

A pedido da GRU Airport, a estação foi transferida para um espaço próximo ao Terminal 1, do outro lado da rodovia Hélio Smidt, que margeia todo o aeroporto.

Na área anteriormente destinado à estação, a concessionária deseja alocar algum outro empreendimento, ainda não definido, que apoiaria as receitas acessórias doa GRU. Especula-se, por exemplo, a construção de um centro de convenções no local.

Questionada sobre as razões de não compartilhar o espaço para o empreendimento com a estação de trem, a GRU afirmou que o projeto ainda está em estudo e que a localização foi decidida com "base nas necessidades técnicas de funcionamento do aeroporto" e em acordo com o governo do Estado.

Do desembarque dos trens até o aeroporto, os passageiros irão utilizar ônibus fornecidos pela concessionária, que farão o trajeto até os três terminais. A ideia inicial era de que um monotrilho fizesse o trajeto, o que momentaneamente está descartado.

No fim de semana de inauguração, mesmo funcionando apenas das 10h às 15h, a nova linha atraiu 55 mil passageiros, que circularam gratuitamente. A projeção da CPTM é de que circulem 120 mil pessoas por dia quando a operação funcionar da 4h à meia-noite, o que deverá ocorrer em junho.

A linha 13 é interligada com a Linha 12-Safira, e inicialmente, os trens farão apenas o trajeto entre o aeroporto e a estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo. Para julho, está previsto o início de um serviço que levará os passageiros diretamente para a estação da Luz, sem paradas no caminho.

A GRU Airport afirmou que a frota circular atual é de seis ônibus e que foram transportados cerca de dois mil usuários entre a estação de trem e os terminais no fim de semana. Além disso, a concessionária defende que a inauguração gerou mais movimentação que o normal.

 

- Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/5427627/atrasada-estacao-de-trem-ficou-distante-do-previsto




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Passeio experimental no trem Maria Fumaça emociona passageiros no Alto Tietê
Vagões de trem voltam aos trilhos para restauro após 17 anos de abandono
Antiga ferrovia pode virar extensão do VLT ou receber trem turístico ligando o litoral de SP ao Vale



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária