Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Estudo para a implantação de trem entre capital e interior deve ficar pronto neste mês

14/05/2018 - Folha de São Paulo

Os estudos de pré-viabilidade sobre a implantação do chamado Trem Intercidades deverão ficar prontos neste mês.

Previsto em sua integralidade para atender a uma região geográfica que engloba capital, sua região metropolitana e locais como Santos, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, o projeto de implantação do trem já é discutido há pelo menos cinco anos.

A proposta inicial é ligar São Paulo a Americana, num trajeto de 135 quilômetros e nove estações, transportando diariamente até 60 mil passageiros.

Em fevereiro, o governo paulista assinou autorização para que a Secretaria de Logística e Transportes, via DER (Departamento de Estradas de Rodagem), contratasse um estudo para desenvolver um novo sistema de transportes para essa vasta região.

O prazo de execução é de 20 meses. Mas, contados 90 dias da assinatura, prazo que vence no fim deste mês, deverão ser disponibilizados estudos sobre a implantação do Trem Intercidades entre a capital e Americana.

Conforme o governo, a meta é “demonstrar tecnicamente a possibilidade do compartilhamento das vias férreas” entre transporte de cargas e de passageiros.

Quando estiver pronto, o estudo será enviado à União para a definição de regras de compartilhamento da ferrovia. É preciso que o governo federal libere as linhas sob sua gestão para que os trens de passageiros as utilizem.

A licitação internacional para o projeto custou US$ 6 milhões (R$ 21,6 milhões, ao câmbio da última sexta-feira). Ele está sendo feito pelo consórcio Pró-TL –composto por cinco empresas.

 

- Fonte: http://sobretrilhos.blogfolha.uol.com.br/2018/05/14/estudo-para-a-implantacao-de-trem-entre-capital-e-interior-deve-ficar-pronto-neste-mês/




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Passeio experimental no trem Maria Fumaça emociona passageiros no Alto Tietê
Vagões de trem voltam aos trilhos para restauro após 17 anos de abandono
Antiga ferrovia pode virar extensão do VLT ou receber trem turístico ligando o litoral de SP ao Vale



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária