Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Estado de SP inclui planejamento ferroviário entre prioridades para 2019

29/05/2018 - Segs

Ações para expansão e melhoria de sua malha ferroviária entrarão finalmente na lista de prioridades do Estado de São Paulo.

É o que prevê o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa.

O texto acolhe sugestão do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), membro da Comissão de Transportes da Casa, e projeta uma reserva com recursos específicos para planejamento ferroviário no Estado. Essas políticas serão subordinhadas à Secretaria de Logística e Transportes.

"Ainda não existe na secretaria um departamento exclusivamente voltado para o modal ferroviário, como há para outros modais", disse o parlamentar. "O transporte ferroviário apresenta uma série de vantagens sobre outros modais, especialmente o impacto ambiental reduzido e o custo de manutenção baixo. Em um momento em que se discute a excessiva dependência que o país tem do transporte rodoviário, é animador saber que o governo passará a dedicar mais atenção às ferrovias."

Hoje, o país depende fortemente do transporte rodoviário para transportar bens, pessoas e produtos, inclusive matérias-primas e insumos, como os combustíveis.

Diferentemente de outros países com território de tamanho parecido, o Brasil tem poucas linhas de trens para escoar a produção: são 29 mil quilômetros de ferrovias, contra 86 mil na China, 87 mil na Rússia e 225 mil nos EUA, segundo a consultoria de logística Ilos. O Estado de São Paulo concentra 1.375 quilômetros de linhas de trem ativas atualmente.

"Embora o governo já tenha discutido projetos como o do Trem Intercidades [sistema de transporte de passageiros entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista], nunca houve a preocupação de criar um corpo técnico para planejar ações nessa área. Por isso, a decisão do governo de incluir essa proposta na LDO deve ser celebrada", afirmou Edmir Chedid.

Os valores destinados ao planejamento ferroviário deverão ser definidos em uma segunda fase, durante a votação do Orçamento de 2019.

 

- Fonte: http://www.segs.com.br/veiculos/117926-estado-de-sp-inclui-planejamento-ferroviario-entre-prioridades-para-2019




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Tribunal condena Metrô de SP a pagar R$ 10 milhões a consórcio
Governo do Estado de SP promete cinco novas estações para agosto
Antiga ferrovia pode virar extensão do VLT ou receber trem turístico ligando o litoral de SP ao Vale



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária