Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Estado de SP inclui planejamento ferroviário entre prioridades para 2019

29/05/2018 - Segs

Ações para expansão e melhoria de sua malha ferroviária entrarão finalmente na lista de prioridades do Estado de São Paulo.

É o que prevê o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa.

O texto acolhe sugestão do deputado estadual Edmir Chedid (DEM), membro da Comissão de Transportes da Casa, e projeta uma reserva com recursos específicos para planejamento ferroviário no Estado. Essas políticas serão subordinhadas à Secretaria de Logística e Transportes.

"Ainda não existe na secretaria um departamento exclusivamente voltado para o modal ferroviário, como há para outros modais", disse o parlamentar. "O transporte ferroviário apresenta uma série de vantagens sobre outros modais, especialmente o impacto ambiental reduzido e o custo de manutenção baixo. Em um momento em que se discute a excessiva dependência que o país tem do transporte rodoviário, é animador saber que o governo passará a dedicar mais atenção às ferrovias."

Hoje, o país depende fortemente do transporte rodoviário para transportar bens, pessoas e produtos, inclusive matérias-primas e insumos, como os combustíveis.

Diferentemente de outros países com território de tamanho parecido, o Brasil tem poucas linhas de trens para escoar a produção: são 29 mil quilômetros de ferrovias, contra 86 mil na China, 87 mil na Rússia e 225 mil nos EUA, segundo a consultoria de logística Ilos. O Estado de São Paulo concentra 1.375 quilômetros de linhas de trem ativas atualmente.

"Embora o governo já tenha discutido projetos como o do Trem Intercidades [sistema de transporte de passageiros entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba, Sorocaba e Baixada Santista], nunca houve a preocupação de criar um corpo técnico para planejar ações nessa área. Por isso, a decisão do governo de incluir essa proposta na LDO deve ser celebrada", afirmou Edmir Chedid.

Os valores destinados ao planejamento ferroviário deverão ser definidos em uma segunda fase, durante a votação do Orçamento de 2019.

 

- Fonte: http://www.segs.com.br/veiculos/117926-estado-de-sp-inclui-planejamento-ferroviario-entre-prioridades-para-2019




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Metrô SP adia licitação da estação Jardim Colonial
Justiça rejeita pedido de consórcio para que SP assuma conservação de canteiro da Linha 6 do Metrô
Linha 5-lilás do metrô de SP estreia completa, mas falta informação



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária