Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Unicamp sedia II Simpósio de Engenharia Ferroviária

30/05/2018 - Unicamp

Unicamp sedia o II Simpósio de Engenharia Ferroviária, que ocorre no dia 7 de junho, a partir das 8h30, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O simpósio é organizado pelo Laboratório de Interação Veículo-Via (LABVIA), da FEM, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal de São Paulo.

O simpósio é focado em tecnologias voltadas para o projeto de material rodante e manutenção de via permanente. Serão abordados os seguintes tópicos: aspectos metalúrgicos de rodas e trilhos; dinâmica de veículos ferroviários; simulação de contato roda-trilho; mecanismos de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Durante muitos anos, a pesquisa em engenharia ferroviária no Brasil restringiu-se a alguns poucos grupos nos centros de pesquisa públicos e tímidos avanços de desenvolvimento no meio industrial. O contexto de globalização que existe desde o final do século XX, aliado às dimensões continentais do Brasil e ao programa de concessões de estradas de ferro, trouxe novo fôlego e maior necessidade por inovações no setor ferroviário.

O Simpósio pretende atingir pessoas envolvidas com o projeto de equipamento ferroviário de carga, englobando: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, engenheiros e técnicos da indústria ferroviária, representantes de entidades setoriais e representantes de instituições governamentais.

As vagas são limitadas. Interessados devem enviar um e-mail para simpósio.ferroviario@fem.unicamp.br. Em seguida, receberão a ficha de inscrição a ser preenchida e as instruções para pagamento da taxa de inscrição. As inscrições serão aceitas até dia 1 de junho.

A programação completa está disponível na página do evento.

 

- Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2018/05/29/unicamp-sedia-ii-simposio-de-engenharia-ferroviária




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Engenharia ferroviária é referência para outros setores, diz especialista
Ferrofrente leva a Brasília propostas para malha ferroviária brasileira
Malha ferroviária é o próximo passo para aumentar a produção em Mato Grosso



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária