Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Unicamp sedia II Simpósio de Engenharia Ferroviária

30/05/2018 - Unicamp

Unicamp sedia o II Simpósio de Engenharia Ferroviária, que ocorre no dia 7 de junho, a partir das 8h30, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). O simpósio é organizado pelo Laboratório de Interação Veículo-Via (LABVIA), da FEM, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal de São Paulo.

O simpósio é focado em tecnologias voltadas para o projeto de material rodante e manutenção de via permanente. Serão abordados os seguintes tópicos: aspectos metalúrgicos de rodas e trilhos; dinâmica de veículos ferroviários; simulação de contato roda-trilho; mecanismos de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Durante muitos anos, a pesquisa em engenharia ferroviária no Brasil restringiu-se a alguns poucos grupos nos centros de pesquisa públicos e tímidos avanços de desenvolvimento no meio industrial. O contexto de globalização que existe desde o final do século XX, aliado às dimensões continentais do Brasil e ao programa de concessões de estradas de ferro, trouxe novo fôlego e maior necessidade por inovações no setor ferroviário.

O Simpósio pretende atingir pessoas envolvidas com o projeto de equipamento ferroviário de carga, englobando: pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, engenheiros e técnicos da indústria ferroviária, representantes de entidades setoriais e representantes de instituições governamentais.

As vagas são limitadas. Interessados devem enviar um e-mail para simpósio.ferroviario@fem.unicamp.br. Em seguida, receberão a ficha de inscrição a ser preenchida e as instruções para pagamento da taxa de inscrição. As inscrições serão aceitas até dia 1 de junho.

A programação completa está disponível na página do evento.

 

- Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2018/05/29/unicamp-sedia-ii-simposio-de-engenharia-ferroviária




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Revista Ferroviária já garantiu presença na Innotrans 2018
Malha ferroviária que dá acesso ao Porto de Paranaguá vai ter investimentos de R$ 650 milhões
Comissão pede preservação da malha ferroviária em Minas



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária