Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Simulador de trem é instalado na estação de Suzano para capacitar condutores

07/06/2018 - G1

Em simulador de trem foi implantado na estação de Suzano para formar, capacitar e reciclar condutores e funcionários da área operacional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A tecnologia é parecida com os equipamentos usados na aviação e automobilismo e foi programado para reproduzir características de diversos tipos de trens.

Com o novo equipamento, a companhia soma cinco pontos de treinamento implantados desde 2011. “É uma situação em que todas as exigências do trecho são cobradas do condutor e ele tem que atuar de forma satisfatória para que ele tenha a aprovação no treinamento”, explica o supervisor Victor Maia.

Ele explica ainda que antes desta tecnologia era necessário tirar um trem de circulação ou da manutenção para fazer este treinamento prático, e hoje eles conseguem as mesmas situações no simulador.

Em uma tela, o maquinista vê paisagens e trilhos. Por meio do simulador, é possível conduzir o trem virtual com o mesmo sistema do real, o chamado ATC.

“O ATC é o código que tem na via e que permite a liberação da velocidade para a gente. Conforme a composição da frente vai se distanciando, a velocidade vai aumentando também. Se a gente chegar perto de uma composição que está com o farol vermelho, ele vai limitar a nossa velocidade”, explica o maquinista Alessandro Duarte.

Um dos momentos que mais preocupam os maquinistas é quando o ATC apresenta falha. Essa situação pode ser reproduzida pelo simulador. O teste ajuda o profissional a manter a calma, pois ele precisa, nesta situação, manter a velocidade da composição em 50km/h até chegar em um ponto de parada e poder reiniciar o sistema.

Já entre os mais corriqueiros está a falta de energia, que afeta justamente a movimentação do trem. “Neste caso, o maquinista precisa esperar o restabelecimento da energia na subestação. Tem também o ar-condicionado, que é diretamente ligado ao passageiro. Às vezes ela falha acontece em um só vagão do trem e a gente recebe isso via rádio”, pontua.

O simulador também consegue colocar o motorista em situações adversas de clima, como a de chuva muito forte e neblina intensa. “É uma atenção a mais que a gente tem que ter, porque o nosso campo de visão fica bem limitado”, pontua Duarte.

Enquanto o supervisor ressalta que a atenção nestes casos tem de ser redobrada. “O campo de visão dele pode reduzir muito mais do que a metade”, destaca.

 

- Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/simulador-de-trem-e-instalado-na-estacao-de-suzano-para-capacitar-condutores.ghtml




Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Confira as 5 estações de trem mais bonitas da Europa
CPTM lança trem expresso para aeroporto; veja fotos
Trem Intercidades só é viável até Campinas, afirma Rumo



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária