Login

 Cadastre-se
 
Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

Dez estações de metrô para visitar na Rússia

14/06/2018 - Folha de São Paulo

Grandes cidades da Rússia oferecem um circuito de atrações subterrâneas: as estações de metrô.

O sistema de trens começou a ser construído na capital em 1935 e foi o primeiro do tipo na União Soviética. Hoje, tem mais de 300 quilômetros de linhas e 214 estações. Em São Petersburgo, começou a ser operado em 1955.

A decoração elaborada das primeiras estações tinha o intuito de transmitir modernidade e grandeza do Estado soviético.

 

Veja dez estações para visitar no país.

 

Avtovo, São Petersburgo

 

Inaugurada em 1955, a 12 metros de profundidade, faz parte da linha 1 do metrô. A plataforma tem 46 colunas; 16 delas são revestidas por vidro esculpido. As demais são de mármore branco.

 

Park Pobedy, Moscou

 

É uma das mais profundas do mundo –são 84 metros abaixo da superfície. O passageiro leva, em média, três minutos para chegar até a plataforma, por meio de uma escada rolante. Foi aberta em 2003.

 

Kremlyovskaya, Kazan

 

A parada entrou em funcionamento em 2005, na primeira fase de operações da rede de metrô da cidade, a mais nova do país. Mosaicos nas paredes e no teto da plataforma de embarque são inspirados na arte tártara e imitam os corredores do Kremlin

 

Elektrozavodskaya, Moscou

 

Inaugurada em 1944, um ano antes do fim da Segunda Guerra Mundial, a construção tem o teto coberto por luminárias redondas. Na entrada, seis placas homenageiam cientistas que estudaram a eletricidade.

 

Praça 1905, Iekaterinburgo

 

Construída em 1994, fica no centro da cidade, a 35 metros de profundidade. Seu nome homenageia manifestações da Revolução de 1905 que eclodiram nas redondezas da estação.

 

Kirovskiy Zavod, São Petersburgo

 

A decoração tem como tema as indústrias desenvolvidas durante o período socialista: as colunas da plataforma levam emblemas em ferro que representam o carvão, petróleo e eletricidade. Entrou em operação em 1955 e está a 44 metros de profundidade.

 

Novoslobodskaya, Moscou

 

As paredes das plataformas são decoradas com 32 vitrais com ilustrações abstratas. A estação foi inaugurada em 1952 e fica a cerca de 40 metros da superfície.

 

Ametiyevo, Kazan

 

A construção aproveitou a estrutura de uma linha de trem para fazer a única estação do metrô da cidade que fica acima da superfície. Ela foi aberta em 2005 e é rodeada por painéis de vidro.

 

Praça Vosstaniya, São Petersburgo

 

O tema da decoração da estação é a Revolução Vermelha, que aconteceu em outubro de 1917. No corredor de acesso às plataformas existem painéis em baixo-relevo que retratam cenas do movimento.

 

Komsomolskaya, Moscou

 

Foi construída em 1952 e é uma das mais movimentadas da cidade. A decoração leva lustres de bronze e teto tem arabescos de mármore e mosaicos que representam personagens históricas.

 

 - Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2018/06/dez-estacoes-de-metro-para-visitar-na-russia.shtml


 



Para comentar ou arquivar notícia faça seu login no topo da página.


« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Siemens vence contrato de US$ 2 bi para projetar e construir novos trens para metrô de Londres
Área comercial de Metrô paulista tem m² mais caro que em shopping center
Mulheres reivindicam que estações de metrô em Paris tenham nomes femininos



Quem somos  |  Fale Conosco  |  Links  |  Galeria de Fotos  |  Memória Ferroviária  |  Mapa do site
Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2018
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária