Siga a RF

 Notícias da Imprensa



« Voltar
   

ES forma Técnico em Ferrovias

11/07/2008 - Gazeta Online

A primeira turma de curso técnico em Ferrovias do país se forma nesta sexta-feira (11) no Espírito Santo. A iniciativa é resultado de parceira entre o Cefetes e a Vale. A entrega dos diplomas aos 52 alunos será às 19h no teatro da instituição de ensino. Os formandos são jovens de 18 a 25 anos.

De acordo com a Vale a iniciativa atende à crescente demanda por mão-de-obra especializada na área da logística, tanto local quanto nacionalmente. Hoje, o curso Técnico em Ferrovias está no catálogo de cursos do Ministério da Educação (MEC).

A implantação do curso técnico em Ferrovias contou com o apoio do Município de Cariacica que, de acordo com a empresa, possui foco econômico em logística.

Curso

Destinado a jovens que já concluíram o ensino médio, o curso tem duração de dois anos. O processo seletivo, realizado em 2006, teve dois mil candidatos disputando as 64 vagas oferecidas para o curso. Em janeiro e julho de 2009 mais 100 novos técnicos receberão seus diplomas. Em janeiro também serão abertas inscrições para preenchimento de vagas em nova turma.

O curso Técnico em Ferrovias tem como objetivo preparar trabalhadores especializados em operação e manutenção de ferrovias, com conhecimento aplicado a manobras e a tráfego ferroviário. Para a construção da grade curricular, professores e pedagogos do Cefetes estiveram na Vale para visitas e treinamento, com o objetivo de conhecer o trabalho que um técnico ferroviário deve realizar.

Na grade curricular, os alunos passaram por disciplinas como operações ferroviárias (circulação de trens e movimentação em pátios e terminais); manutenção mecânica, elétrica e eletrônica de vagões, locomotivas, máquinas e instrumentação de sinalização; desenvolvimento de projetos de infra e superestrutura ferroviária.




« Voltar


Receba nossa newsletter
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Vale conclui venda de participação na VLI
BNDES aprova R$ 6,2 bilhões para a Vale
Vale tenta ganhar produtividade em MG


 Comentários
02/08/2008 -  Comentário de renato henrique de moraes silva -

Só lembrando que aqui no Maranhão está em andamento a 2º turma do curso técnico em ferrovia do Brasil, também uma parceria firmada entre Vale e CEFET-MA. Os futuros técnicos em ferrovia se formam no final deste ano [2008].
14/07/2008 -  Comentário de christian barbosa da vitoria -

Em nosso pais, essa e a 1º turma direcionada para ferrovias.
O espirito santo esta de parabens por essa iniciativa. parabens formandos.



Sistema de gerenciamento de conteúdo
São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2014
Todos os direitos reservados - © Revista Ferroviária