Reclamações sobre a bilhetagem do Metrô-Rio

Leitores do JB Online reclamam da validade de apenas 48 horas dos cartões unitários do Metrô Rio. Se o usuário não utilizar a passagem neste período, o cartão poderá ser trocado na bilheteria por R$ 1. Mas o que seria uma vantagem, segundo alguns usuários, é uma injustiça, já que o bilhete unitário custa R$ 2,60 e as filas nas bilheterias são enormes.


– Declaro a minha insastifação quanto à venda de cartões unitários pelo Metro Rio. Utilizo muito pouco este meio de transporte, e quando utilizo compro o bilhete duplo. Após enfrentar uma fila enorme, pedi um bilhete duplo, e me entregaram dois cartões. Usei um para embarcar e guardei o outro na minha bolsa. Qual não foi a minha surpresa ao tentar embarcar três dias depois na Estação Cantagalo ao saber que o tal cartão perde a validade após 48hs, e que se eu quiser eu posso trocar o cartão sem validade por R$ 1. Ora, isso é uma brincadeira ou uma maneira do Metro Rio roubar nosso dinheiro? – reclamou a leitora Débora Cerqueira.


Para o leitor Carlos Eduardo Moura, que já passou por problema semelhante, não basta ter cartazes afixados nas bilheterias explicando.


– Então o Metrô faz uma alteração destas e informa através de cartazes afixados nas bilheterias, que na maior parte do tempo estão lotadas? Quer dizer que o passageiro fica no prejuízo? – Questiona Carlos Eduardo.


Quanto à reclamação da cliente sobre a perda da validade do cartão, o Metrô Rio lamenta o ocorrido, mas informa que em todas as estações onde os novos cartões estão à venda, a regra é informada por meio de banners nas bilheterias, avisos sonoros, promotores nas filas e folhetos, além de constar no verso do próprio cartão. O sistema de bilhetagem eletrônica começou a ser implantado em março, com o objetivo de substituir gradativamente, até o final do ano, os bilhetes de papel por cartões com chips eletrônicos.


Segundo o Metrô Rio, para evitar a inutilização de bilhetes, existem dois tipos de cartões eletrônicos, criados para atender a públicos distintos: o cartão unitário e o cartão pré-pago.


O unitário foi concebido para uso imediato, destinado aos clientes que não usam o metrô diariamente ou com freqüência. Por isso, há um prazo de validade de três dias, a partir da data da compra. A empresa esclarece que, ao oferecer R$ 1,00 pelo cartão unitário não utilizado no prazo, não pretende ressarcir o cliente, mas apenas estimular a devolução do casco para reutilização e evitar o desperdício de cartões plásticos.
Já o cliente que for utilizar mais vezes o metrô pode optar pelo cartão pré-pago, que não tem prazo de validade. Este cartão possui uma carga inicial mínima de R$ 20,00 – valor menor do que o preço do bilhete múltiplo de papel de 10 viagens (R$ 26,00). A recarga do cartão pré-pago pode ser feita a partir de R$ 5, de acordo com a necessidade do cliente. Os créditos do cartão pré-pago podem ser usados para embarque em todas as estações da linha 1 e 2 e também nas linhas de ônibus Metrô na Superfície (Siqueira Campos-Gávea e Botafogo-Gávea) e no Metrô Barra. Assim, a concessionária entende estar dando um benefício ao cliente, que pode colocar créditos em seu cartão até o limite de R$ 500, evitando que ter que comprar vários bilhetes ou entrar várias vezes na fila.


Os clientes podem comprar os dois tipos de cartão nas estações Central, Botafogo, Siqueira Campos, Presidente Vargas e Vicente de Carvalho. Em todas as outras 28 estações, os bilhetes de papel ainda estão sendo vendidos. Nas estações Pavuna, Saens Peña, Uruguaiana, Carioca e Cantagalo, o cliente também já encontra o cartão pré-pago, além das duas versões em papel (unitário e múltiplo). A expectativa da concessionária é vender os cartões inteligentes em todas as estações até o fim do ano.

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Fonte: JB Online

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