O governo está estudando novas formas de participação dos investidores privados nas licitações que pretende lançar no início do ano que vem. Trata-se do prolongamento da Ferrovia Norte-Sul de Anápolis (GO) a Estrela do Oeste (SP), e do trecho inicial da EF Oeste-Leste, ou Ferrovia da Integração, entre Ilhéus (BA) e Caetité (BA). A declaração é do secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sergio Passos, e será publicada na edição de novembro da Revista Ferroviária, que circula na Feira Negócios nos Trilhos. A Feira, e o Seminário que a acompanha, serão realizados entre os dias 10 e 12 de novembro, no Center Norte, em São Paulo. O secretário falará na abertura do seminário.
Por “novas formas de participação” o secretário entende leilões não para concessionar a ferrovia para um único concessionário, como tem acontecido até agora, mas para obter a adesão de vários operadores, que comprariam capacidade de carga”. A infraestrutura seria administrada pelo Estado – pela Valec, no caso – e a exploração seria realizada pelos operadores que financiariam a obra, ou parte dela. Ele acredita que “qualquer que seja a modelagem que o governo venha a desenvolver, ele tem muitas chances de atrair a iniciativa privada, uma vez que o País dá sinais muito claros de que poderá ter crescimentos robustos nos anos seqüentes”. O leilão tanto da Norte Sul até Estrela do Oeste – “nós vamos estar cortando o interior do país e articulando o litoral de São Paulo com a Estrada de Ferro Carajás “ – como da Oeste-Leste devem acontecer em fevereiro de 2010.
Maiores informações sobre o seminário e a feira podem ser encontrados no site: https://revistaferroviaria.com.br/nt2009/
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