A Ferrovia Tereza Cristina completa nesta quarta-feira (01/02) 15 anos de concessão. A empresa assumiu as operações da linha catarinense em 1997, focando o transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
Em 2010, a FTC transportou 2,6 milhões de toneladas. Durante os 15 anos de operações, o valor soma 38,6 milhões de toneladas de carga. Atualmente, a FTC transporta somente carvão. A previsão é retomar o transporte de produtos cerâmicos ainda no primeiro semestre deste ano.
Para melhorar a qualidade de suas operações, a empresa investiu em modernização de locomotivas e vagões, recuperação da via permanente (superestrutura e infraestrutura), sinalização, segurança de passagens em nível, modernização de equipamentos de oficinas, desenvolvimento de softwares de gerenciamento operacional, adequações ambientais e capacitação de funcionários.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Ferrovia Tereza Cristina tem 164 km e passa por 13 cidades do sul catarinense. A empresa conta com 10 locomotivas e 449 vagões em operação.
Seja o primeiro a comentar