Nesta edição especial que celebra suas oito décadas de existência, a RF compartilha com os leitores a história das ferrovias no Brasil contada através de suas páginas. 

Pelas mais de 800 edições veiculadas até hoje, fizemos uma seleção de assuntos, fatos, curiosidades, anúncios e entrevistas históricas documentados em nosso acervo. Uma fonte de valor histórico inestimável para gerações e gerações de especialistas, estudiosos e autoridades do país, quiçá do mundo.

A entrevista desta edição é com o presidente da Rumo, Beto Abreu. O executivo falou sobre os planos de expansão da empresa não só em capacidade de transporte como também da malha, detalhando, entre outros, os projetos da Paulista, Norte-Sul e de extensão da Malha Norte, de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. 

A edição também traz uma reportagem sobre a corrida de alguns estados para aprovar suas próprias legislações, com o objetivo de viabilizar o regime de autorização de ferrovias em seus territórios. Iniciado no Pará em 2019, o movimento de criação de emendas constitucionais e leis ordinárias já alcançou  o Mato Grosso e Minas Gerais. 

O desafio de contratar e reter mão de obra para atuar na manutenção de via permanente é outro tema abordado nessa edição. Alta rotatividade e perfil escasso para uma função que exige esforço físico e conhecimento técnico e especializado em ferrovia são as dificuldades encontradas pelas operadoras. Abordamos também na seção Reportagem o sistema de controle remoto da MRS para manobra de locomotivas nos pátios. 

Na seção Mercado, falamos sobre os 65 anos da Alstom no Brasil, a ampliação de portfólio da Loram e o lançamento de uma composição de manutenção de rede aérea pela Empretec. Em Gente, as mudanças de cargo na Rumo, VLI e na CCR Metrô Bahia. Na parte Gente que faz Diferença, colaboradores em destaque na CPTM, FCA e Hidremec. 

O Estudo de Mercado traz os projetos e estudos de 2019/2020 das consultoras que atuam no setor metroferroviário. Em Suprimentos, as expectativas positivas das empresas fornecedoras de serviços, peças e equipamentos de manutenção de via e de material rodante. Na Nota Técnica publicamos o estudo “A abordagem de nível de sistema na melhoria de componentes individuais para otimização geral da infraestrutura”, de autoria de João Serpa, Fernando Silva, Rainer Hochfellner, Albert Jörg, Sören Röhrig, Stephan Scheriau, Jürgen Goriupp e Felipe Brandão. 

O Artigo “O VLT na reorganização das cidades” é do arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, que atualmente preside a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, além de ser diretor de Planejamento de Transportes da Aeamesp e integrante da equipe técnica do Metrô de São Paulo. Na Estatísticas, os dados de movimentação das operadoras de carga e de passageiros em setembro e outubro de 2020. 

Na foto do Sumário, um trem da FTC carregado de carvão mineral em operação em Santa Catarina. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva 58, uma das relíquias da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi construída em 1891 pela Baldwin Locomotive Works. A Foto do Mês traz uma locomotiva da VLI, modelo SD 70 BB (Progress Rail) decorada com o tema #ElasNaLogística.  

Editorial

2020 se encerra como um ano que vai ficar na História. O mundo viveu, com a pandemia do coronavírus, uma disruptura sem volta. E o setor ferroviário no Brasil viveu, mais do que nunca, uma dicotomiaentre passageiro […]

Leia mais »

Cartas

São muito pouco discutidas as origens e as consequências do movimento antitruste ocorrido nos Estados Unidos no final do Século […]

Leia mais »

Consultoras 2020

Consultar Consultoras de outros anosConsultoras 2020Consultoras 2019Consultoras 2018 Veja os estudos e projetos metroferroviários em

Leia mais »

Arquivo Ferroviário

Uma das relíquias da Estrada de Ferro Sorocabana, a locomotiva 58 foi construída em 1891 pela Baldwin Locomotive Works, e […]