O VLT na reorganização das cidades

AYRTON CAMARGO E SILVA
Presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, diretor de Planejamento de Transportes da Aeamesp e integrante da equipe técnica do Metrô de São Paulo. É arquiteto e urbanista.

O Brasil é hoje um país urbano, com mais de 85% da população residindo em cidades. São elas que abrigam a base da produção industrial, ensino, pesquisa e inovação, além de atividades de serviços, cada vez mais essenciais, sofisticados e dinâmicos.

Esse quadro impressiona, sobretudo quando se estabelecem correlações entre a sua produtividade e o estado crônico dos congestionamentos e ineficiências viárias. Horas perdidas no trânsito, desperdício de combustível, aumento das emissões de poluentes, riscos de acidentes, são fatores que causam impactos econômicos e deseconomias para toda a sociedade, comprometendo investimentos e reduzindo a inserção do Brasil nas cadeias mundiais de economias eficientes e competitivas.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*