Nossa história

A Revista Ferroviária foi lançada em janeiro de 1940, no Rio de Janeiro, pelo engenheiro Rubem Vaz Toller, da EF Central do Brasil. Rubem era filho de Jacinto Toller, proprietário da gráfica Pimenta de Melo, que, entre outras publicações, rodava a revista política O Malho.

A RF surgiu como órgão da poderosa Associação de Engenheiros da EF Central do Brasil, que na época do lançamento da RF, havia acabado de concluir a eletrificação do subúrbio do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, o cunhado de Rubem, Jorge Moraes Gomes, assume a revista e cria uma editora, a Empresa Jornalística dos Transportes Ltda. Jorge dirigiu a RF durante 43 anos, transferindo em 1983 a direção da RF para seu filho, o jornalista Gerson Toller Gomes, que permaneceu no cargo até o seu falecimento, em 2014.

A Revista Ferroviária é a mais antiga do Brasil publicada por uma editora privada com circulação regular (bimestral). Cobre a atualidade do transporte ferroviário, metroviário e metropolitano no Brasil e se interessa pela preservação do material ferroviário de interesse histórico.

Em paralelo, a editora organiza eventos anuais, como o Prêmio Revista Ferroviária, e publica o Anuário RF e o Mapa das Estradas de Ferro do Brasil. Desenvolveu ainda, com o incentivo da Lei Rouanet, o Projeto Memória Ferroviária.

Veja quem faz parte da equipe da Revista Ferroviária:

Revista Ferroviária Av. Marquês de São Vicente, 2.219 – Ed. Office Time – 5º andar – Sala 506 – São Paulo – SP – CEP 01140-060 Tel (11) 3059-6060