Francisco Rosa de Lima – MRS Logística S.A.
Sergio Dunga de Oliveira – Chefe de Trem – Vale
Renato Moreno – Gerente Industrial – Wabtec Corporation
FERROVIA NORTE-SUL (TRAMO CENTRO-NORTE)
MRS LOGÍSTICA
RUMO MALHAS NORTE E PAULISTA
METRÔ SÃO PAULO
VIAMOBILIDADE (Linhas 5-Lilás e 17-Ouro do metrô e São Paulo)
VIAQUATRO (Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo)
CPTM – COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS
METROFOR
TRENSURB
VLT BAIXADA SANTISTA
VLT CARIOCA
VLT MACEIÓ/CBTU
BRADO LOGÍSTICA
MRS LOGÍSTICA
VLI
RAÍZEN
SUZANO
USIMINAS
ALSTOM
CAF
MARCOPOLO RAIL
LOCOFER
PROGRESS RAIL
WABTEC CORPORATION
GREENBRIER MAXION
RANDON
LORAM
MATISA
PLASSER DO BRASIL
SUPER METAL
THERMIT
VOESTALPINE RAILWAY SYSTEMS BRAZIL
CAVAN
CONPREM
METISA
AMSTED RAIL
AMSTEDMAXION
TIMKEN DO BRASIL COM IMP LTDA
AMSTEDMAXION
KNORR-BREMSE
SKF
ALSTOM
FRAUSCHER
SIEMENS
KNORR-BREMSE
SIEMENS
WEG
DIGICON
TACOM
WOLPAC
ACUMULADORES MOURA S.A
CUMMINS
VOITH
ASTRA ABC
TEMOINSA
VITROTEC
MOTOROLA SOLUTIONS
SISTEN ENGENHARIA LTDA
WABTEC CORPORATION
ANDRADE GUTIERREZ
PELICANO CONSTRUÇÕES
PRUMO ENGENHARIA
ENGECOM
PELICANO CONSTRUÇÕES
PRUMO ENGENHARIA
EGIS
PROGEN
SYSFER
BOSLOOPER TECNOLOGIA FERROVIÁRIA
COMEXPORT
VIA PERMANENTE
André Mendonça Guaresi – Ferrovia Tereza Cristina
Claudio Reis – Vale – Estrada de Ferro Vitória Minas
Ewerton Romeiro Simonelli – Ferrovia Transnordestina Logística
Faustino Ferreira Simão – Ferrovia Centro-Atlântica
Francisco Rosa de Lima – MRS Logística S.A.
Jediel Pinheiro Grangeiro – Vale – Estrada de Ferro Carajás
Naya Rayza Oliveira Fonseca – Ferrovia Norte-Sul (Tramo Centro-Norte)
Paulo Sergio Gonçalves Coelho – Transnordestina Logística S.A
Camila França Santos – ViaMobilidade Linhas 5 e 17
Ivan Aparecido de Souza Moreno – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Jairo Luis Cabral – Trensurb
Luciana Martins Romar – MetrôRio
Nathalia Martins – ViaQuatro
Sergio Dunga de Oliveira – Trem de passageiros da Vale
Wellyane Oliveira Rosier – CCR Metrô Bahia
Renato Moreno – Gerente Industrial – Wabtec Corporation
Roberto Garcia – Especialista de Manutenção – Plasser do Brasil
Rodrigo Cordeiro – Gerente de Engenharia de Desenvolvimento Avançado – Greenbrier Maxion
Rodrigo Silveira – Técnico de Operações – Boslooper Tecnologia Ferroviária
FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA
MRS LOGÍSTICA
RUMO MALHAS NORTE E PAULISTA
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA – IME
UNICAMP
USP – ESCOLA POLITÉCNICA
ESTRADA DE FERRO CARAJÁS – EFC
ESTRADA DE FERRO TROMBETAS – EFT
ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS – EFVM
FERROESTE – PARANÁ
FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA – FCA
FERROVIA NORTE-SUL (TRAMO CENTRO-NORTE)
FERROVIA TEREZA CRISTINA – FTC
FERROVIA TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA
MRS LOGÍSTICA
RUMO MALHA CENTRAL
RUMO MALHAS NORTE E PAULISTA
RUMO MALHAS SUL E OESTE
CCR METRÔ BAHIA
METRÔ DF
METRÔ SÃO PAULO
METRÔRIO
VIAMOBILIDADE (Linhas 5-Lilás e 17-Ouro do metrô de São Paulo)
VIAQUATRO (Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo)
CBTU – BELO HORIZONTE
CBTU – RECIFE
CPTM – COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS
METROFOR
METRÔ DE TERESINA
SUPERVIA – RJ
TRENSURB
VLT BAIXADA SANTISTA
VLT CARIOCA
VLT CARIRI – CE
VLT JOÃO PESSOA/CBTU
VLT MACEIÓ/CBTU
VLT NATAL/CBTU
VLT SOBRAL – CE
BRADO LOGÍSTICA
CONTRAIL LOGÍSTCA
MRS LOGÍSTICA
TORA LOGÍSTICA
VLI
ADM DO BRASIL
AMAGGI
BUNGE
CARAMURU
CARBONÍFERA BELLUNO
CARBONÍFERA CATARINENSE
CARGILL
COAMO
CSN
FIBRIA
GABRIELA MINERAÇÃO
IPIRANGA
KLABIN
PETROBRAS
RAÍZEN
SUZANO
USIMINAS
VOTORANTIM
ALSTOM
CAF
HYUNDAI-ROTEM
MARCOPOLO RAIL
LOCOFER
PROGRESS RAIL
WABTEC CORPORATION
GREENBRIER MAXION
RANDON
EMPRETEC
ENSCO RAIL
GEISMAR DO BRASIL
HARSCO RAIL
LORAM
MATISA
METISA
PLASSER
ROBEL
SPENO
GERB DO BRASIL
GETZNER
HEWITT EQUIPAMENTOS
INTERTECH RAIL
SCHLATTER
SUPER METAL
TEMPO OPERAÇÕES INDUSTRIAIS
THERMIT
VIA PERMANENTE
VIBTECH
VOESTALPINE RAILWAY SYSTEMS BRAZIL
CAVAN
CONPREM
EMPAC
HIDREMEC
METISA
WISE PLÁSTICOS
AMSTED RAIL
AMSTEDMAXION
HEWITT EQUIPAMENTOS
TIMKEN DO BRASIL COM IMP LTDA
AMSTEDMAXION
FRAS-LE
KNORR-BREMSE
SKF
VALLOUREC
VILLARES METALS
ALSTOM
BOSLOOPER TECNOLOGIA FERROVIÁRIA
ELETRO IZIDORO
FRAUSCHER
MPK EQUIPAMENTOS
NEWON
SIEMENS
THALES GROUP
VOESTALPINE RAILWAY SYSTEMS BRAZIL
WISE PLÁSTICOS
CLAMPER INDUSTRIA E COMERCIO
KNORR-BREMSE
SCHUNK DO BRASIL
SIEMENS
VOITH
WEG
DATAPROM
DIGICON
EMPRESA 1
PERTO
TACOM
WOLPAC
A.C. CORRÊA
ACUMULADORES MOURA
CUMMINS
MANSER
SUSIP RAIL SERVICES
VOITH
ASTRA ABC
EUROAR
FINDER COMPONENTES
NATUSON FACILITY MANAGEMENT
TEMOINSA
VITROTEC
ART – ALTA RAIL TECH
MASSA PESAGEM
MOTOROLA SOLUTIONS
SISTEN ENGENHARIA LTDA
WABTEC CORPORATION
ANDRADE GUTIERREZ
CONSTRUTORA FERREIRA GUEDES – GRUPO AGIS
PELICANO CONSTRUÇÕES
PRUMO ENGENHARIA
ALBERONI e ARRUDA
CONSTRUTORA MONTEIRO DE CASTRO – CMCSA
COTRIN – CONSTRUTORA TRINDADE
ENGECOM
PELICANO CONSTRUÇÕES
PRUMO ENGENHARIA
SOMAFEL
TIISA S.A.
VIPETRO
BEN – BUREAU DE ENGENHARIA & NEGÓCIOS
EGIS
GRUPO CAMPSEG
JM SOUTO
MONTOYA ALVES
POYRY
PROGEN
SYSFER
SYSTRA
URBANIZA ENGENHARIA
AMDS4
BOSLOOPER TECNOLOGIA FERROVIÁRIA
CM EQUIPAMENTOS
COMEXPORT
COMPANHIA DE TRILHOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
IMEXBRA
LANFRANCO
NOMADLOG BRASTAN TECNOLOGIA FERROVIÁRIA LTDA
VIA PERMANENTE
WINCO
ZUMM
André Mendonça Guaresi – Engenheiro – Ferrovia Tereza Cristina
Claudio Reis – Inspetor de Via Permanente – Vale – Estrada de Ferro Vitória Minas – EFVM
Ewerton Romeiro Simonelli – Gerente de Planejamento Operacional – Ferrovia Transnordestina Logística
Faustino Ferreira Simão – Inspetor de processo da VP – Ferrovia Centro-Atlântica
Francisco Rosa de Lima – Especialista em Controle de Tráfego de Trens – MRS Logística S.A.
Jediel Pinheiro Grangeiro – Analista Operacional Especialista – Vale – Estrada de Ferro Carajás
Naya Rayza Oliveira Fonseca – Supervisora de Via Permanente – Ferrovia Norte-Sul (Tramo Centro-Norte)
Paulo Sergio Gonçalves Coelho – Gerente de Engenharia Operacional – Transnordestina Logística S.A
Camila França Santos – Supervisora de Tráfego – ViaMobilidade Linhas 5 e 17
Ivan Aparecido de Souza Moreno – Gerente de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Jairo Luis Cabral – Agente Metroviário – Controle Operacional Geral – Supervisor de Turno CCO – Trensurb
Luciana Martins Romar – Gerente regulatório – MetrôRio
Nathalia Martins – Gerente Executiva de Atendimento – ViaQuatro
Sergio Dunga de Oliveira – Chefe de Trem – Vale
Wellyane Oliveira Rosier – Coordenadora de Planejamento e Programação – Manutenção – CCR Metrô Bahia
Renato Moreno – Gerente Industrial – Wabtec Corporation
Roberto Garcia – Especialista de Manutenção – Plasser do Brasil
Rodrigo Cordeiro – Gerente de Engenharia de Desenvolvimento Avançado – Greenbrier Maxion
Rodrigo Silveira – Técnico de Operações – Boslooper Tecnologia Ferroviária
FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA
MRS LOGÍSTICA
RUMO MALHAS NORTE E PAULISTA
RUMO MALHAS SUL E OESTE
RUMO MALHA CENTRAL
ESALQ-LOG
FACULDADE DE TECNOLOGIA “VICTOR CIVITA” – FATEC TATUAPÉ
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA – IME
UNICAMP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
USP – ESCOLA POLITÉCNICA
1.1 O Prêmio Revista Ferroviária 2023, doravante denominado apenas Prêmio RF, tem por objetivo, por meio de reconhecimento público, incentivar as empresas e seus responsáveis a, cada vez mais, buscarem eficiência e oferecer produtos e serviços de qualidade dentro do setor metroferroviário brasileiro.
2.1 O Prêmio terá uma Comissão Organizadora do Prêmio (COP), formada pela equipe da Revista Ferroviária, responsável pelo cumprimento deste regulamento e com poderes de decidir sobre eventuais dúvidas ou situações não previstas.
2.2 A COP poderá consultar e esclarecer dúvidas com o Conselho Editorial da Revista Ferroviária.
3.1 É condição para participação no Prêmio Revista Ferroviária 2023, a empresa ter fornecido ou ter contrato em andamento entre os anos de 2020 e 2022.
3.2 A COP indicará uma lista preliminar de empresas candidatas em suas respectivas categorias, a partir de uma relação de empresas do setor metroferroviário.
3.3 As empresas candidatas receberão um formulário específico que deverá ser preenchido informando o que forneceu e como esteve ativa no setor no período de 2020 a 2022. O envio do formulário no prazo estabelecido é condição para confirmação da inscrição da empresa no Prêmio.
3.4 As informações fornecidas no formulário vão compor o índice de desempenho da empresa.
3.5 Empresas que não estiverem na lista preliminar de participantes poderão solicitar sua inscrição em data a ser divulgada nos canais de comunicação da RF.
3.6 Se COP verificar ou chegar a seu conhecimento que, alguma das empresas candidatas não forneceu, nem realizou qualquer serviço no período entre 2020 e 2022, dentro da categoria a qual foi indicada, ela poderá ser excluída. Antes de decidir pela exclusão, em uma ou nas duas categorias, a COP dará a oportunidade para a empresa comprovar sua participação no mercado no período indicado.
3.7 Empresas candidatas podem solicitar à COP, mediante justificativa, a troca de categoria, desde que não exceda o limite máximo de duas categorias.
3.8 Caso uma empresa se inscreva em uma categoria julgada não adequada à sua natureza (objeto social), a COP poderá, ao seu melhor julgamento, inscrevê-la na categoria entendida como a mais adequada.
4.1 O mercado ferroviário é formado por empresas do setor público, privado e de economia mista que operam sistemas de transporte de passageiros e de cargas, empresas clientes utilizadoras destes sistemas de transportes e empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor metroferroviário.
4.2 Para efeito do Prêmio, divide-se o mercado em Operadores e Clientes (O&C) e Fabricantes de Bens e Prestadores de Serviço (B&S).
I) Empresas Operadoras e Clientes (O&C) foram subdivididas em:
1) Operadoras de Cargas
2) Operadoras de Passageiros
3) Clientes
II) Empresas Fabricantes de Bens e Prestadoras de Serviços (B&S) passam a ser caracterizadas como Fornecedoras e foram subdivididas em:
1) Fornecedoras de Equipamentos (Bens)
2) Fornecedoras (Prestadoras) de Serviços
4.3 O Prêmio também terá categorias especiais, cujo processo de inscrição e votação serão diferenciados.
5.1 A escolha dos vencedores em cada categoria será feita por um Colégio Eleitoral (CE) a ser formado conforme descrito neste regulamento, obedecendo os seguintes critérios:
5.1.1 Empresas OPERADORAS DE CARGAS votam em:
– empresas CLIENTES
– empresas FORNECEDORAS
5.1.2 Empresas OPERADORAS DE PASSAGEIROS votam em:
– empresas FORNECEDORAS
5.1.3 Empresas CLIENTES votam em:
– empresas OPERADORAS DE CARGA
– empresas FORNECEDORAS
5.1.4 Empresas FORNECEDORAS votam em:
– empresas OPERADORAS DE CARGA
– empresas OPERADORAS DE PASSAGEIROS
– empresas CLIENTES em categorias especificas
5.2 O voto será individual e sigiloso e cada profissional votante deverá preencher o formulário de votação, atribuindo notas de 1 a 5 por categoria.
5.3 O profissional votante só deverá atribuir notas às empresas com as quais tenha ou tenha tido relacionamento profissional.
5.4 Quando o profissional votante desconhecer a natureza da empresa e não tiver condições de realizar as avaliações, deverá atribuir nota zero em todos os quesitos desta empresa.
5.5 O profissional votante deverá definir seu voto avaliando a empresa candidata a partir dos seguintes critérios: relacionamento, inovação tecnológica e desempenho, à exceção da categoria Melhor Instituição de Ensino, cujos critérios deverão ser nível de preparo dos instrutores e preços dos cursos.
5.6 Os profissionais votantes vão atribuir notas de 1 a 5 nos diferentes quesitos listados no formulário de votação.
5.7 Os quesitos podem variar conforme a categoria
5.8 O resultado da votação no Colégio eleitoral será apurado mediante uma média ponderada entre as notas obtidas por cada empresa e o número de votantes naquela mesma empresa.
6.1 O Colégio Eleitoral (CE) é formado por profissionais do setor metroferroviário, votantes, que trabalham em empresas consumidoras, fornecedoras e associações de classe dentre o seu quadro de diretores, gerentes ou especialistas e técnicos dos diferentes departamentos.
6.2 Profissionais atuantes nas empresas consumidoras (O&C) votam nas empresas fornecedoras (B&S) e vice-versa.
6.3 Os escolhidos para o CE entre as empresas fornecedoras deverão pertencer às áreas comercial, engenharia, projeto e assistência técnica.
6.4 Os escolhidos para o CE entre as empresas consumidoras deverão pertencer às áreas financeira, comercial, engenharia, operação, manutenção, suprimentos e logística.
6.5 Operadoras de passageiros e de cargas que administrem mais de um sistema, para efeito do CE, serão consideradas como uma ÚNICA empresa.
6.6 Cliente controlador de operadora ferroviária não pode votar nas categorias de operadoras.
6.7 Profissionais do setor podem solicitar sua inscrição junto ao Colégio Eleitoral, através de formulário específico disponível no site. A inscrição passará por avaliação e aprovação da COP (Comissão Organizadora do Prêmio).
6.8 Os membros da COP, funcionários e colaboradores da Revista Ferroviária não participam do Colégio Eleitoral.
7.1 Para efeito de concorrência ao Prêmio, as empresas operadoras serão divididas por sistema.
– entende-se por SISTEMA a divisão geográfica ou administrativa da malha ferroviária para efeito de operação.
7.2 Para avaliar, pontuar e premiar as empresas concorrentes, o Prêmio foi dividido nas seguintes categorias:
7.2.1 Categorias de operadores, fornecedores e clientes:
1 – Melhor Operadora de Carga
2 – Melhor Operadora de Sistema Metroviário
3 – Melhor Operadora de Sistema Metropolitano
4 – Melhor Operadora de VLT
5 – Melhor Operadora Logística
6 – Melhor Cliente
7 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Passageiros
8 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Locomotivas
9 – Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões
10 – Melhor Fabricante de Equipamentos de Construção e Manutenção para Via Permanente
11 – Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente
12 – Melhor Fabricante de Dormente
13 – Melhor Fabricante de Componentes para Truques
14 – Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas de Choque e Tração
15 – Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos – Sinalização, Controle e Telecomunicações
16 – Melhor Fabricante de Sistemas e Produtos- Alimentação Elétrica, Rede Aérea e Auxiliares
17 – Melhor Fabricante de Sistemas de Bilhetagem e Controle de Acesso
18 – Melhor Fabricante de Motores, Partes & Peças, Acessórios e Componentes Eletrônicos
19 – Melhor Fornecedor de Vidros, Poltronas, Ar-Condicionado, Janelas, Portas, Gangways e demais Componentes para Veículos de Passageiros e Carga
20- Melhor Criador de TI
21 – Melhor Construtora de Infraestrutura para Sistema Ferroviário
22 – Melhor Construtora de Superestrutura de Via Permanente
23 – Melhor Consultora
24 – Melhor Representante Metroferroviário (Bens & Serviços)
CATEGORIAS ESPECIAIS:
1- Ferroviário padrão de Carga
2- Ferroviário padrão de Passageiros
3- Ferroviário padrão de Indústria
4- Melhor Operadora com Investimento em Preservação Ferroviária
5- Melhor Instituição de Ensino
7.3 Os participantes nas categorias Ferroviário Padrão de Cargas, de Passageiros e da Indústria são indicados pelas operadoras e empresas nas quais eles trabalham.
8.1 Os vencedores em cada categoria serão escolhidos numa combinação entre a média ponderada dos votos do Colégio Eleitoral e a efetiva participação da empresa no setor, no período indicado, mediante critérios objetivos de desempenho.
8.2 Os critérios de desempenho serão compilados a partir das informações fornecidas pelas empresas participantes e checadas pela COP.
8.3 A compilação dos critérios de desempenho resultará num índice de avaliação combinando volume/quantidade fornecido ou transportado e investimento realizado pela empresa.
8.4 Os votos do Colégio eleitoral e o índice de avaliação terão o mesmo peso para efeito de escolha dos vencedores.
8.5 Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação em data e local a serem divulgados nos canais de comunicação da RF.
8.6 Os vencedores de cada categoria receberão um troféu.
8.7 Serão divulgados na premiação até 3 empresas com as maiores pontuações em cada categoria.
8.8 O acesso à cerimônia de premiação será feito por adesão.
8.9 Em caso de empate, a COP usará como critério de desempate o tempo de atuação da empresa no mercado.
8.10 A COP, por relevância, ainda em caso de empate poderá conceder o prêmio a mais de uma empresa, na mesma categoria.
9.1 Todas as empresas indicadas ao Prêmio serão comunicadas por carta ou e-mail, dentro dos prazos previamente acordados.
9.2 A participação no Prêmio implica na cessão do logotipo e imagem (fotos e vídeos) a serem fornecidos pela empresa, para uso durante a cerimônia de premiação.
9.3 Fica expresso que as empresas concordam que há pleno consentimento para a divulgação dos assuntos relacionados aos processos de seleção e divulgação dos participantes do Prêmio.
9.4 A participação no Prêmio implica total conhecimento e aceitação deste regulamento.
9.5 A participação no Prêmio não implica em qualquer tipo de compromisso comercial por parte dos candidatos, dos premiados ou dos profissionais votantes.
9.6 A COP poderá alterar as datas de julgamento ou de premiação mediante aviso prévio aos participantes.
9.7 Outras situações não previstas por este Regulamento serão decididas pela COP.
Conforme item 7 da cláusula Nona do Regulamento do Prêmio RF, a COP esclarece que nas cinco categorias especiais a votação será aberta, indistintamente, a todos os participantes do colégio eleitoral.