A nova edição da Revista Ferroviária está no ar para assinantes. A matéria de capa aborda as propostas e os desafios da mobilidade urbana sobre trilhos e do transporte ferroviário de carga que cairão sobre o novo governo.
A Entrevista é com presidente da SuperVia, Antonio Carlos Sanches, que fala sobre a crise do sistema de trens metropolitanos do Rio, e os acordos que vem negociando com o governo do estado para melhorias operacionais. Na seção Reportagem, falamos sobre os projetos de novas linhas que estão sendo estudados e licitados pelo Metrô de São Paulo e as boas expectativas da Contrail Logística para alavancar o transporte de contêineres.
A edição também traz informações relevantes sobre o Prêmio RF 2023, que já abriu inscrições para as empresas interessadas em participar das 29 categorias (24 setoriais e cinco especiais). O prazo é até 15 de dezembro. No site da premiação (https://revistaferroviaria.com.br/premiorf/premio-rf-2023/), é possível se inscrever, acessar o regulamento e também se cadastrar no Colégio Eleitoral (grupo de profissionais do setor ferroviário aptos a votar nos melhores do setor).
A cobertura da InnoTrans 2022 também ganhou espaço na edição. O evento voltou a Berlim, capital da Alemanha, depois de quatro anos, levando o que há de mais inovador no setor ferroviário. O tema do encontro abordou o papel da ferrovia diante das mudanças climáticas.
A edição traz conteúdos de empresas do setor, a exemplo do Grupo Globalsat, que recentemente foi homenageado com a categoria Inovação do Prêmio Parceria em Movimento da Rumo Logística. Em outro informe, a Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram os 79 anos de atuação no mercado ferroviário brasileiro. O acordo de cooperação técnica da Greenbrier Maxion e AmstedMaxion com a Industrias Baco, para atuação no mercado argentino, também foi tema na edição.
Em Expressas, o início das obras de extensão da Rumo Malha Norte, primeiro projeto de ferrovia autorizada a sair do papel.; a escolha da Siemens para fornecer o CBTC da Linha 6-Laranja; os projetos metroferroviários cancelados que afetaram a Thales; o receio dos investidores com o projeto de concessão do Metrô BH; as obras da MRS na Ferrovia do Aço; a intenção da Grão Pará Multimodal em contratar a Deutsche Bahn como operadora de sua futura ferrovia autorizada; a aquisição de frota de equipamentos de via pela CCR para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de São Paulo; a visita de integrantes da Prefeitura do Rio para conhecer de perto as inovações em sistemas de VLTs; e a esperança da indústria com a eventual encomenda da Vale de 4 mil caixas de vagões.
Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda discorre sobre os sonhos e as profecias para o futuro da mobilidade urbana no Brasil. Em Estudo de Mercado, a estagnação da frota de TUEs no Brasil, que não aumentou nem diminuiu em relação aos números do ano passado. Em Suprimentos, os planos estratégicos de manutenção da frota das operadoras de passageiros.
A Nota Técnica traz o artigo acadêmico “Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens”, vencedor da categoria 02 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, divulgado durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp. Os autores são Claúdio Volpi, Kaique Xavier, Carlos Alberto Júnior, Joelson de Moura e Vanderley de Souza.
O Artigo da edição é com Antonio Merheb, presidente da International Heavy Haul Association (IHHA) e consultor na MRS Logística, que aborda a aplicação de inovações ferroviárias para um mundo sustentável. Em Gente que faz, os funcionários que são destaques na Trensurb, Ferrovia Tereza Cristina e na Matisa. Em Estatísticas, os dados de movimentação de passageiros e de cargas em julho e agosto deste ano.
Na Foto do Mês uma imagem da locomotiva AC44i (Wabtec), pintada com as cores verde e amarela pela Rumo, para entrar no clima da Copa do Mundo do Catar. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva C44-9W, também da Wabtec, fabricada nos EUA em 1999, que recebeu uma pintura especial em homenagem à antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA). No Sumário, um trem da série 9500, fabricado pela Hyundai-Rotem, operando na Linha 7-Rubi da CPTM.
Ler edição em pdf Setembro/Outubro – 2022
Leia a edição em pdf, ou acesse as notícias abaixo. […]
Propostas para ferrovia
Os desafios da mobilidade urbana sobre trilhos e do transporte ferroviário de carga que cairão sobre o novo governo […]
Sustentabilidade e meio ambiente voltam à pauta nacional com a troca de comando no governo central. Nada mais alinhado com a questão ambiental […]
A Revista Ferroviária é uma fonte de conhecimento, inspiração e inovação sobre o que está acontecendo no mundo. […]
P3C | PPPS E CONCESSÕES
Novembro (data a definir) – São Paulo, SP
Evento híbrido (presencial e on-line)
Organizador: Necta, Portugal Ribeiro Advogados e B3 […]
Obra autorizada sai do papel
A Rumo deu início às obras de extensão da Malha Norte, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O projeto prevê […]
Impulso para os contêineres
Contrail Logística cresce na movimentação de TEU e aguarda projetos que podem impactar positivamente seu negócio […]
Emissão zero na ferrovia
InnoTrans joga luz sobre o papel da indústria ferroviária diante das mudanças climáticas […]
Visão de longo prazo
Com quatro novas linhas em estudo, Metrô de São Paulo vem delineando a expansão da malha com base num plano estratégico permanente […]
Os melhores do setor
As inscrições para participar das categorias do Prêmio RF 2023 estão abertas até 15 de dezembro […]
Dentro e fora de casa
Operadoras de passageiros contam com manutenção própria e de terceiros para suas frotas […]
Informe Publicitário
O Grupo Globalsat foi recentemente homenageado com a Categoria Inovação do Prêmio Parceria em Movimento da Rumo Logística no Brasil
A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, homenageou o Grupo Globalsat com o Prêmio Inovação que destaca sua importância estratégica como parceira. […]
Greenbrier Maxion e AmstedMaxion assinam acordo de cooperação técnica com a Industrias Baco para atuação na Argentina
As empresas, que são a maior operação ferroviária na América do Sul, firmam parceria para a produção e comercialização em território argentino de vagões de carga, truques e componentes ferroviários […]
Greenbrier Maxion e AmstedMaxion completam 79 anos de atuação no mercado ferroviário
As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil, completaram 79 anos de atividades no dia 22 de outubro. Com tradição, expertise, alta tecnologia e inovação, as empresas […]
TUEs 2022
Frota total de TUEs e carros no Brasil não sofre alterações na comparação com o ano passado […]
O sonho e a profecia
O paciente leitor desta coluna está em posição extremamente privilegiada em relação ao seu escriba. Quando ler este artigo já saberá quem triunfou nas eleições de 30 de outubro, enquanto quem o escreve ainda desconhece. Essa diferença do tempo em que se […]
Transporte de grãos em alta
Malhas Norte e Central da Rumo e Ferrovia Norte-Sul (VLI) se destacam no acumulado até agosto […]
Políticas de Estado fortalecem o setor ferroviário brasileiro
Por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria FerroviáriaO setor ferroviário nacional vive atualmente
Aplicação de inovações ferroviárias para um mundo sustentável
Por Antonio Merheb, presidente da International Heavy Haul Association (IHHA) e consultor na MRS Logística
Equilíbrio sustentável na regulação da operação de trens
O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado e os resultados obtidos nos testes que avaliaram o consumo de energia elétrica de tração em uma linha metroviária, em função da variação dos parâmetros de velocidade e aceleração dos trens. Essas […]
Foto do mês
Locomotiva da Rumo modelo AC44i (Wabtec), pintada com as cores verde […]
Uma locomotiva C44-9W (Wabtec), fabricada nos EUA em 1999, recebeu uma pintura especial em homenagem à antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA). A máquina é originária da Ferronorte e, agora pintada com as cores vinho, laranja e amarelo, integra […]