Luiz Eduardo Queiroz
O lucro líquido consolidado da América Latina Logística S.A. (ALL), maior
empresa independente de serviços de logística da América Latina, atingiu
R$150,6 milhões em 2004 comparado com os R$4,4 milhões de 2003. O aumento de mais de 34 vezes no lucro líquido resultou principalmente do forte aumento do EBITDA e de menores despesas com juros em função de uma redução estrutural na alavancagem.
O fluxo de caixa livre da companhia superou R$200 milhões, apesar da reduçãosignificativa da alavancagem (relação Dívida Líquida/EBITDA) de 2,0 vezes ao final de 2003 para 0,5 vezes no final de 2004, e a empresa obteve um ROE (lucro líquido/PL) próximo a 30% em 2004. Durante o 4T04, o lucro líquido alcançou R$51,1 milhões que inclui a venda da participação da ALL no terminal de grãos no Porto de São Francisco em relação a uma perda líquida de R$600 mil no 4T03.
Em 2004, apesar de problemas causados por (a) a interrupção de um mês da
principal rota ferroviária da empresa (b) a quebra de 20% da safra de soja
brasileira e (c) a interrupção de três meses da produção de refinarias de
petróleo na área2 para manutenção o EBITDA consolidado alcançou R$350,9 milhões, aumentando 29,6% em relação aos R$270,7 milhões de 2003. No 4T04, embora os volumes totais de commodities agrícolas nos portos tenham diminuído 36,6% em comparação a 2003, a ALL conseguiu aumentar sua participação de mercado, resultando em uma elevação de 24,8% do EBITDA consolidado, de R$80,6 milhões no 4T04 em relação aos R$64,6 milhões no 4T03.
A ALL continuou melhorando sua margem do EBITDA, que aumentou quase sete pontos percentuais e alcançou 37,0% em 2004 em comparação aos 30,3% em 2003, influenciada principalmente por margens mais altas nos serviços rodoviários, commodities agrícolas e produtos industriais. Durante o 4T04, a ALL atingiu uma margem do EBITDA de 35,8% contra 30,2% do 4T03.
A receita bruta consolidada de serviços aumentou 9,4%, de R$990,4 milhões em 2003 para R$1,083 bilhão em 2004 devido a um aumento na receita bruta das operações brasileiras de 9,8%, de R$853,8 milhões em 2003 para R$937,4 milhões em 2004, e a um aumento da receita bruta das operações argentinas, de R$136,6 milhões em 2003 para R$146,3 milhões em 2004, ou 7,1%.
O custo dos serviços prestados consolidado recuou de R$615,3 milhões em
2003 para R$614,1 milhões em 2004, ou 0,2%, composto por um aumento de 5,9% no custo dos serviços prestados das operações argentinas, de R$103,8 milhões para R$110,0 milhões, compensado por uma redução de 1,5% no custo dos serviços prestados das operações brasileiras, de R$511,5 milhões para R$504,1 milhões.
Os investimentos consolidados aumentaram de R$103,2 milhões em 2003 para R$188,6 milhões em 2004, ou 82,2%. O aumento nos investimentos das operações brasileiras reflete maiores investimentos em (a) a aquisição e reforma de locomotivas adicionais (R$34,5 milhões) (b) investimento realizado com recursos de clientes (R$19,4 milhões) (c) a aquisição de novos caminhões para as operações de distribuição urbana em Londrina, Florianópolis e Porto Alegre (R$6,3 milhões) d) investimentos para reconstruir a Ponte São João (R$ 9,9 milhões).
Na Argentina, os investimentos totais aumentaram de R$14,8 milhões em 2003 para R$31,3 milhões em 2004 devido principalmente (a) aos maiores investimentos na capacidade adicional (R$6,0 milhões) e (b) investimentos no Terminal Logístico Aliança (R$5,0 milhões). Os investimentos no Terminal Aliança são realizados conjuntamente pela ALL e seus clientes.
O lucro bruto consolidado aumentou 20,3% ou R$56,2 milhões, de R$277,4 milhões em 2003 para R$333,6 milhões em 2004, fruto de um aumento de R$54,9 milhões nas receitas líquidas e uma redução de R$1,2 milhão nos custos com vendas.
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