Inédito. Especialistas e autoridades de vários países, como EUA, Canadá, África do Sul, China, Rússia, Austrália e Brasil, apresentarão trabalhos e reunirão informações que poderão ser de grande importância para o crescimento do setor de ferrovias de transporte de carga pesada. A 8ª Conferência Internacional sobre o tema é realizada a cada quatro anos pela IHHA (International Heavy Haul Association) e, este ano, acontecerá no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de junho, no Riocentro.
O evento, um dos mais importantes do setor no mundo, tem como anfitriã a CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), além de ser organizado pela Fagga Eventos e contar com o apoio da ANTF (Associação Nacional doos Transportes Ferroviários), Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).
Paralelamente à conferência será realizada a `Brazil Rail 2005 – Feira Internacional de Ferrovias`, que contará com cerca de 120 expositores dos setores de combustíveis, óleo lubrificantes, empresas de sinalização e manutenção, tecnologia de informação, consultorias, entre outros.
Nos dias 15 e 16 de junho, acontecerá o `Seminário Internacional de Negócios Ferroviários`, voltado para a apresentação dos programas de investimentos das opradoras heavy haul (transporte de carga pesada) de oito países: EUA, Canadá, África do Sul, China, Rússia, Índia, Austrália e Brasil. Ao todo, cerca de seis mil pessoas deverão passar pelo eventos nos três dias.
O seminário será aberto pela CVRD, que opera duas importantes ferrovias heavy haul no Brasil: a EF Vitória a Minas e a EF Carajás. Em 2004, a Vale investiu um total de R$ 1,25 bilhão nessas duas ferrovias e já anuncia que nos próximos cinco anos serão comprados 12.045 vagões e 168 locomotivas.
As operadoras brasileiras de transporte ferroviário já investiram R$ 6,3 bilhões desde a concessão das ferrovias à iniciativa privada em 1996, aumentando a produtividade em 54% e elevando de 19% para 25% a participação do setor na matriz de transporte do País.
Os profissionais do setor também poderão participar do `Curso de Interação Roda-Trilho – RWI`, que será realizado no início da semana do evento e é direcionado a tomadores de decisão das áreas de projetos, manutenção ou operações do sistema roda-trilho. O curso será apresentado pelos quatro mais renomados e experientes engenheiros desse ramo de atuação em todo o mundo e compreende todas as informações apresentadas para as 16 conferências internacionais e sessões técnicas da IHHA desde 1978.
As inscrições para participar da conferência, feira, seminário e curso já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ihhc2005.com.br , com descontos até o dia 27 de maio. (J.S.)
Foto: Arquivo CVRD
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar