CSN decide investir R$ 460 milhões

Projetos contemplam dois novos terminais, um deles para escoamento de soja por Sepetiba. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) decidiu embarcar no boom da soja e investir na construção de um terminal para escoamento do produto no Porto de Sepetiba, no município de Itaguaí (RJ). O empreendimento constitui apenas um dos projetos previstos pela empresa de Benjamin Steinbruch no segmento de logística, que receberá R$ 460 milhões de investimentos nos próximos meses. Outro terminal, para movimentação de minério de ferro, também será construído pela CSN em Sepetiba, onde já opera os terminais de contêineres (Tecon) e de Carvão (Tecar).

Por meio do novo terminal de soja, a empresa prevê movimentar 10 milhões de toneladas por ano do grão. O de minério deverá movimentar cerca de 30 milhões de toneladas anuais da commodity. Os dois terminais deverão começar a operar no início de 2006, mas a expectativa é de que alcancem a capacidade plena em 2008. `É um projeto ambicioso de exportação que irá transformar-se em forte gerador de emprego e renda, contribuindo também com mais de US$ 5 bilhões ao ano em exportações para o país`, afirma o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

O acesso da soja e do minério ao porto se dará por meio da ferrovia operada pela MRS Logística, empresa na qual a CSN detém 32% de participação. Na avaliação do secretário, isso representará um diferencial em favor dos novos terminais, uma vez que parte da soja escoada pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) chega por meio de caminhões. Isso tem provocado problemas de congestionamento nos acessos aos portos, que não têm recebido investimentos na expansão de suas capacidades instaladas.

Por conta desses novos projetos, a MRS também deverá investir na duplicação da capacidade de transporte no acesso ao porto, principalmente no trecho entre a Serra das Araras e Barra do Piraí. Victer acredita que o novo terminal constituirá o embrião do projeto da usina siderúrgica que a CSN pretende construir na retroárea do porto de Sepetiba.

O Tecon e o Tecar movimentam atualmente cerca de 100 mil contêineres por ano, além de 1 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos e cerca de 5,5 milhões de toneladas de granéis provenientes da Austrália, Golfo do México, Canadá e Estados Unidos. Com os investimentos também previstos para o Tecon, a expectativa é de que esta unidade possa movimentar até 600 mil contêineres por ano e 2,5 milhões de toneladas anuais de produtos siderúrgicos.

Previsões para 2005

Para 2005, a previsão é de uma movimentação de 300 mil contêineres e 1,8 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos. No Tecar, onde a capacidade instalada já é de aproximadamente 9 milhões de toneladas, foram descarregados 5,8 milhões de toneladas no ano passado.

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Fonte: Gazeta Mercantil

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