Apesar de não especificar de onde vão vir os recursos, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, que esteve ontem, no Recife, inaugurando o primeiro trecho da linha Sul, garantiu que todo o percurso, até Cajueiro Seco, será concluído até o final de 2006. Dos R$ 225 milhões necessários, só R$ 29 milhões estão previstos no Orçamento Geral da União (OGU) deste ano.
“Mas eu estou afirmando, como ministro de Estado, que vamos manter o cronograma. Não temos recursos no volume ideal, mas não é por conta das dificuldades que vamos atrasar”, ressaltou Dutra. Já que dificilmente a União vai disponibilizar R$ 196 milhões para as obras do Metrô do Recife no OGU de 2006, a esperança pode vir com a folga concedida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para investimentos em infra-estrutura.
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Neste ano, o contemplado foi o Metrô de Belo Horizonte, ganhador da disputa com os sistemas do Recife, Salvador e Fortaleza. “Precisávamos terminar a linha 1, por isso foram garantidos R$ 81 milhões para Belo Horizonte”, explicou Raul De Bonis, gerente de planejamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O superintendente do sistema em BH é o presidente da CBTU, João Luiz Dias. O superintendente do Metrorec, Sileno Guedes, disse que vai tentar ampliar o orçamento deste ano para cerca de R$ 60 milhões. “Os R$ 29 milhões são suficientes para acabar o trecho até Porta Larga”.
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