Frota brasileira tem 781 TUEs
Trem alemão Série 3000 da Linha C da CPTM, que está investindo no programa de recuperação de TUEs |
Pesquisa inédita realizada pela Revista Ferroviária identificou 638 trens elétricos ativos e 143 fora de operação
O levantamento da frota de TUEs – Trens Unidades Elétricos demonstrou a existência de 781 trens elétricos no País. A pesquisa inédita, realizada pela Revista Ferroviária, em março de 2005, junto a todos os sistemas de metrôs e trens de passageiros do Brasil, confirmou um total de 638 TUEs ativos e 143 fora de operação.
A CPTM lidera o ranking da frota, com 349 TUEs. Não há previsão para a chegada de novos trens este ano, mas a companhia lançou em janeiro o programa “Boa Viagem”, que tem por objetivo a modernização e recapacitação de 122 TUEs de diversas séries e modelos. A expectativa para 2005 é reintegrar à operação 12 TUEs do total que está sendo reformado. Estes trens possuem características de última geração como ar condicionado, som ambiente, motores de corrente alternada, janelas de policarbonato com filtro solar, freios com ABS, computador de bordo, caixa em aço inox, etc. Os últimos trens adquiridos pela CPTM foram 10 TUEs da série 3000 Siemens, no ano de 2000.
O Metrorec tem um projeto de recapacitação da frota, composta por 25 TUEs. Atualmente, três trens passam por um processo de modernização e reforma geral, incluindo nova pintura e climatização. A previsão é que até o final de 2006 todos os TUEs estejam totalmente recapacitados. Já a SuperVia, responsável pelos trens metropolitanos do Rio de Janeiro, prevê para a partir do segundo semestre o recebimento dos primeiros 20 carros encomendados à Rotem, fabricante de material rodante da Coréia do Sul. Segundo a operadora, será a primeira vez que o subúrbio do Rio receberá trens desde 1982. A conclusão para a chegada dos carros está prevista para 2006.
A Trensurb não tem pespectivas para a compra de novos trens em 2005. Mas a empresa garante o uso total de sua frota: dos 25 TUEs existentes, nenhum está inativo. O mesmo acontece com o Metrô de São Paulo, que possui uma frota ativa de 117 TUEs, dentre eles os mais novos em operação no País. A companhia adquiriu oito trens da Alstom para operação na Linha 5 (Lilás) em 2002.
Com a construção do novo ramal de Ceilândia, o Metrô de Brasília pretende ampliar a frota e adquirir dois TUEs ainda este ano. De acordo com a companhia, por determinação do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas de Brasília, os oito trens hoje inativos (dois encontram-se canabalizados e seis estão em diferentes fases de manutenção) devem entrar em operação antes da aquisição de novos trens.
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