Docas investe em infra-estrutura

O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Antônio Carlos Soares, assinou ontem contrato com as sete empresas vencedoras da licitação das obras de infra-estrutura dos portos de Rio, Sepetiba e Niterói, no valor de R$ 20,59 milhões. Nesta primeira fase, as obras incluem a dragagem do porto do Rio e Niterói e a recuperação da pavimentação interna do porto de Sepetiba.

O aumento da profundidade do canal de acesso do Porto do Rio – nas bacias de manobras dos navios e dos berços de atracação – permitirá que embarcações com capacidade de até 60 mil toneladas (no caso, granéis sólidos) trafeguem e atraquem no porto. Atualmente, o canal comporta embarcações de até 30 mil toneladas.

Com a medida, a movimentação de carga no Porto do Rio crescerá das atuais sete milhões de toneladas, resultado de 2004, para mais dez milhões de toneladas neste ano. Segundo Docas, todas as obras serão encerradas até dezembro.

– Quem se beneficia com isso são os exportadores, que poderão movimentar mais carga em apenas um navio, reduzindo os custos – afirmou Soares.

Segundo o presidente da Docas, os portos do Estado do Rio de Janeiro aguardam há 25 anos investimentos do poder público nessa magnitude.

Participaram da solenidade representantes das empresas vencedoras da licitação: Bandeirantes, Empresa Brasileira de Terraplenagem e Engenharia (Ebte), Siemens, Satec Indústria e Comércio, LO Graça Engenharia, Engeluz Iluminação e Eletrocidade e Giver Engenharia. Participaram ainda os diretores de Docas, de Recursos Humanos, José Alves Sobrinho; de Gestão de Engenharia, Rafael Mussi; e Financeiro, Vilmar Valle.

Serão investidos R$ 1,2 milhão na recuperação das vias internas de uso público do Porto de Sepetiba, o que inclui serviços de drenagem das pistas e de trechos de linhas férreas. A obra será realizada pela Giver Engenharia. Outra novidade está no Porto do Rio, que receberá subestação de energia elétrica de três mil Kv, num investimento de R$ 700 mil.

– Atualmente, os terminais organizam-se para não utilizar certos aparelhos ao mesmo tempo. Caso contrário, ocorre queda de energia – explicou Soares, afirmando que a instalação da subestação, a ser realizada pela Siemens, resolverá o problema.


Porto de sepetiba necessita ainda de licença ambiental

A empresa Bandeirantes realizará a dragagem dos portos do Rio e Niterói, num custo total de R$ 15,77 milhões. Já o Porto de Sepetiba, que não recebe dragagem há dois anos, precisa ainda solucionar problemas de licença ambiental, referente à área na qual será despejada a areia removida do canal de acesso.

– Sepetiba tem déficit de um milhão de metros cúbicos de dragagem. A obra não foi feita por falta de recursos e de licença ambiental. Vamos resolver isso e realizar a dragagem neste ano – explicou o presidente de Docas.

Com a segunda fase de licitação, que será concluída neste mês, o Porto do Rio e de Sepetiba receberão outros R$ 42 milhões para aumentar a profundidade do canal de acesso. Além disso, mais R$ 9,6 milhões serão aplicados em nova etapa do ISPS Code, código internacional de segurança portuária nesses mesmos portos.

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Fonte: Jornal do Commercio

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