Mais segurança nos trens

Enquanto a remoção das mais de 300 casas localizadas nas margens da ferrovia que que dá acesso ao Porto do Rio e atravessa as favelas do Arará e Jacarezinho não acontece, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos deputados formalizou na quinta-feira a autoridades federais, municipais e estaduais o pedido de um convênio. O objetivo é reforçar a segurança no local para evitar saques. No trecho, de cerca de 3,5 quilômetros, vivem duas mil pessoas a cerca de 30 centímetros da linha do trem, impossibilitando que eles circulem acima de 10 quilômetros por hora e facilitando o roubo das cargas.

– A competência no patrulhamento das ferovias é da Polícia Ferroviária Federal. No entanto, a fiscalização dos 23 mil quilômetros da malha ferroviária brasileira é feita por apenas 700 homens – informou o deputado Julio Lopes (PP-RJ), presidente da comissão, em reunião com representantes do estado, da União e da Caixa Econômica Federal, no Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga dos Portos do Rio. No encontro, foram discutidas soluções para as linhas ferroviárias de acesso ao Porto.

Um documento relatando o problema foi entregue na quinta-feira ao presidente da Câmara, aos ministros das Cidades e da Justiça, ao diretor-geral da Polícia Federal, ao secretário de Segurança e ao chefe de Polícia Civil do Rio.

– Pedimos cooperação mútua. A lei que regulamenta o transporte ferroviário nacional é de 1912. As ferrovias estão à mingua e não há interesse em rever a legislação – disse o deputado.

Lopes ainda destacou que um dos fatores mais importantes para o crescimento do estado é a revitalização do Porto.

– O porto de Santos movimenta em torno de 23 milhões de contâineres por ano. Aqui, não chegou a 400 mil no ano passado – explicou, lembrando que os saques no trecho ocupado pela favelas encarecem os seguros das cargas.

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Fonte: Jornal do Brasil

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