Novo indicador avalia serviços da CPTM

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – desenvolveu uma ferramenta inédita entre os modais de transporte público de massa capaz de medir a qualidade do serviço, por meio de um índice de “confiabilidade” da operação dos trens. A Intranet, disponibilizado na rede de informações interna da companhia, mostra a quantidade de usuários prejudicados durante uma ocorrência com a circulação de trens, quando o intervalo entre as composições ultrapassar 50% do programado.

A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas a partir do modelo de gestão corporativa da CPTM, que visa agilizar os processos e integrar os objetivos da empresa, sempre com foco na melhoria da qualidade do serviço ao usuário.

Caso ocorra um problema com a operação em uma determinada linha, onde o intervalo programado é de 10 minutos esse tempo passar de 15 minutos, o indicador mostrará quantas pessoas foram atingidas. Para obter este quantitativo, é feito um cálculo a partir do trecho da linha que sofreu a degradação, do número de usuários dentro das composições que ali circulam (de acordo com a pesquisa de origem/destino desenvolvida, em 2002, pela Gerência de Gestão da Qualidade – GRQ – da CPTM), e no período em que houve prejuízos para a circulação.

O novo indicador é o resultado de um trabalho conjunto entre as gerências de Operação e Circulação (GOC), de Qualidade do Serviço (GRQ) e de Informática (GRI), da CPTM.

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Fonte: Webtranspo

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