ALL melhora eficiência com novo sistema

São Paulo – A nova tecnologia reduzirá em até 5% o tempo de parada nas operações de carga e descarga. A América Latina Logística (ALL), concessionária ferroviária, está instalando um sistema de rastreamento em sua frota de vagões de 12 mil vagões que operam nos trilhos brasileiros.

O novo sistema de controle exigiu investimento de R$ 2 milhões e deverá ser concluído em agosto deste ano. A ALL já instalou o dispositivo em 80% dos vagões no País. A mesma tecnologia será implantada nas linhas da ALL na Argentina, em 2006. A frota daquele país é formada por seis mil vagões, onde a empresa administra uma ferrovia com quatro mil quilômetros de extensão. Segundo a gerente de Tecnologia da Informação da ALL, Thaís Falqueto, com a nova tecnologia será possível reduzir em até 5% o tempo de parada do vagão durante o carregamento do modal e a sua descarga. `Estão sendo instaladas etiquetas eletrônicas em todas as unidades além de leitoras ao longo da linha operada pela ALL`.

As leitoras, conforme a executiva, serão implantadas em 90 pontos estratégicos ao longo dos 11 mil quilômetros de extensão da linha da ALL no lado brasileiro. O tag- como é chamado o dispositivo de rastreamento- guarda o número do vagão e permite que, com o uso de leitoras, a empresa possa reconhecer automaticamente a passagem do vagão por determinado ponto da linha.

Condições adversas

`Não há sistema semelhante no País. As informações serão emitidas em tempo real via celular. Quando o vagão passar pelas leitoras saberemos exatamente onde ele está e quando ele passou`, explicou Thaís Falqueto, acrescentando que o dispositivo funciona como um código de barras. `A etiqueta é colocada sob o vagão e a leitora é instalada no chão, sob o dormente. O sistema foi concebido para operar mesmo nessa condição de trabalho – com sujeira e óleo`, ressaltou a executiva.

Rádio-freqüência

A tecnologia utilizada, segundo Thaís Falqueto, será a rádio-freqüência, que começou a ser aplicada no Brasil para o rastreamento em ferrovias recentemente. ` O tag eliminará grande parte da digitação existente hoje no sistema Translogic (utilizado pela ALL), pois as leitoras enviarão informações de forma também automática para o Translogic`, disse, para completar. `Além de diminuir sensivelmente o trabalho de entrada de dados no Translogic, a tecnologia proporcionará maior confiabilidade das informações e uma atualização dos dados em tempo real`.

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Fonte: Gazeta Mercantil

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