A estiagem que atingiu o Sul do país teve impacto no resultado do primeiro trimestre da América Latina Logística (ALL), concessionária de ferrovias na região. O volume transportado pela área de commodities agrícolas foi 12,9% menor em comparação com igual período do ano passado. Na unidade de produtos industrializados houve queda de 0,7%. No geral, a redução foi de 7,3%. Mesmo assim a empresa faturou 7,7% mais, passando de R$ 249,7 milhões para R$ 268,9 milhões. O lucro de janeiro a março saltou de R$ 6,5 milhões em 2004 para R$ 15,1 milhões este ano, um acréscimo de 133%.
No trimestre, mais fraco que o esperado, o resultado foi favorecido pela renovação de contratos de commodities no ano passado, com aumento médio de preços de 9,5%, quando os clientes ainda não contavam com a seca e optaram por garantir meios de escoar a safra. Esses usuários estão incluídos na estratégia da ALL de manter 70% de sua capacidade de transporte sob contratos. Para contornar a situação, a empresa tirou vagões e locomotivas do Rio Grande do Sul e enviou para Santa Catarina e Paraná, Estados que também não escaparam dos problemas climáticos.
`Ninguém esperava essa quebra`, diz o diretor financeiro e de relações com investidores, Sérgio Pedreiro. Os transportes intermodais industriais, que cresceram 16,7%, também ajudaram. O lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (lajida) caiu 0,6%. Pedreiro disse que a comparação com 2004 não é representativa do resultado, porque a movimentação de grãos no primeiro trimestre naquele ano foi atípica, com grandes volumes. Segundo ele, as previsões para 2005 não mudam. A empresa pretende aumentar o volume transportado em 10% a 12% e espera crescimento de 20% nas receitas. O faturamento da ALL em 2004 foi de R$ 1,083 bilhão e, o lucro, de R$ 150 milhões.
Nas commodities agrícolas, as maiores quedas foram verificadas na movimentação de milho (-53,9%), trigo (-36,8%) e fertilizantes (-25,2%). Em contrapartida houve aumento no transporte de açúcar, 118,9% e farelo de soja, 16%. A empresa informou que cresceu em mercados que possui pouca participação, mas não conseguiu o mesmo nos quais tem penetração alta, como combustível (-10,8%) e material de construção (-4,3%), principalmente cimento. `Nos dois casos dependemos que a indústria vá bem`, explica o executivo.
ALL tem lucro 133% maior no trimestre
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