Fim das barreiras de óleo no Rio Caceribu

As barreiras de contenção e de absorção de óleo diesel instaladas ao longo do Rio Caceribu depois do vazamento do último dia 26, quando um trem cargueiro descarrilou em Itaboraí, causando um desastre ambiental, serão retiradas amanhã, sob a orientação dos técnicos do Ibama que trabalham na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. Para aproveitar a forte maré vazante que está prevista, os técnicos vão deixar apenas a barreira instalada na entrada da Baía de Guanabara para coletar o que ainda resta de óleo na água.

O diretor da APA, Breno Herrera, explicou que serão mantidas apenas as barreiras que evitam que o óleo se espalhe pelos canais secundários do Rio Caceribu e entrem nos manguezais.

Passados 11 dias do acidente, começaram a surgir os primeiros sinais de degradação da flora. A vegetação às margens do rio estão amareladas e perdendo as folhas. Herrera acredita que os efeitos na fauna aparecerão a médio prazo.

— Por enquanto, é possível notar que os peixes sumiram e que as aves ainda estão atordoadas com o cheiro do óleo — afirmou.

Até o fim da tarde de ontem, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), responsável pelo transporte do óleo, não havia apresentado os laudos da análise química da água dos rios que cortam a APA de Guapimirim. Sem esse dado técnico, o Ibama não tem como liberar a pesca na região. O Ibama já encaminhou dois ofícios à FCA solicitando o resultado dos exames. A pesca continua proibida.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Globo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*