Linha de integração para o Leme e Vila Isabel

RIO – Antes mesmo que a 13 linha de integração metrô-ônibus comece a circular em Vila Isabel, prevista para 11 de junho, o Metrô Rio já está pensando na próxima parada: o Leme. A concessionária Opportrans, que teve ontem autorização da prefeitura para operar a linha do “Metrô sobre rodas” entre a estação São Francisco Xavier, na Tijuca, e a Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, acredita que no próximo mês estará operando a 14 linha de integração, entre a Estação Cardeal Arcoverde e a Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme.

O diretor de relações institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores, acha que ainda este mês será publicado no Diário Oficial o decreto autorizando a linha para o Leme. As linhas são criadas a partir da identificação de uma demanda de passageiros em pesquisas do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Embora existam outros projetos em estudo, dificilmente integrações com outros bairros da Zona Norte e da Barra da Tijuca sairão do papel este ano.

Flores explicou que por enquanto é possível apenas levar as linhas de integração à Linha 1, que tem condições de suportar um aumento do número de passageiros. Na Linha 2, o serviço, segundo ele, vai demorar um pouco mais, pois as estações operam no limite da capacidade de passageiros.

— Como a Linha 2 já opera no limite, teríamos de buscar soluções para que as estações tivessem capacidade de absorver também o número de passageiros transportados pelos ônibus — disse o diretor.

O mesmo problema aconteceria, ainda segundo ele, em relação à Barra, já que os ônibus teriam que partir de alguma estação da Linha 2. Porém, já estão sendo feitos estudos para verificar a viabilidade do projeto e alternativas para evitar uma superlotação na Linha 2.

Serviço atende hoje a 80 mil pessoas – De acordo com o diretor, a única integração viável na Linha 2, até o momento, é a que liga a estação de Del Castilho à Ilha do Fundão. Nela, o movimento de passageiros se dá no contra-fluxo do tráfego, por atender universitários. Normalmente, pela manhã, quando a maioria de passageiros se dirige ao Centro, os usuários dessa integração vão no sentido contrário, em direção ao Fundão.

A linha de integração de Vila Isabel deverá ter ônibus a intervalos de sete minutos. Eles farão o percurso da linha 222 (Vila Isabel-Hospital dos Servidores). A expectativa é de que o novo serviço atenda 11 mil usuários.

— Como a resposta dos usuários com as outras 12 linhas foi muito boa, esperamos repetir o sucesso com a de Vila Isabel — disse Flores, acrescentando que um mesmo bilhete de R$ 2,25 dá direito à passagem no ônibus, no metrô e na integração para Ipanema ou Gávea. O horário de funcionamento da integração é o mesmo do metrô.

A integração entre metrô e ônibus começou a ser feita em setembro de 2004. Hoje, atende a cerca de 80 mil usuários em 12 linhas, que fazem a ligação entre as estações os bairros de São Cristóvão, Fundão, Andaraí, Cosme Velho, Grajaú, Ipanema, Gávea, Rio Comprido, Usina, Muda, Sepetiba e Santa Cruz.

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Fonte: O Globo

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