Ponte sobre o rio São João está quase pronta

CURITIBA – Obras devem terminar até julho, um ano depois do acidente com o trem da ALL que destruiu parcialmente a estrutura – A entrega oficial das obras de reconstrução da ponte férrea sobre o Rio São João, na Serra do Mar, deve coincidir com o aniversário de um ano do acidente que a destruiu parcialmente (leia mais nesta página). Os trabalhos estão em fase de acabamento com a substituição de peças e rebites soltos ou enferrujados e, também, de pintura do arco (estrutura que fica embaixo da ponte).

De acordo com engenheiro responsável pela reconstrução, Raul Ozório de Almeida, a previsão é concluir os serviços em 45 dias, já que o trabalho de pintura é lento por causa das condições climáticas no local. A equipe de 25 funcionários que está trabalhando só pode começar a pintar após as 10 horas da manhã, depois que a neblina já baixou, pois a umidade do ar deve estar abaixo dos 85% para não comprometer a fixação e secagem.
Serão usados cerca de 6 mil litros de tinta nos 14 mil metros quadrados da estrutura metálica da ponte. Somente nessa fase da pintura, os gastos chegam a R$ 1,5 milhão. Na reconstrução, foram investidos perto de R$ 6 milhões, segundo informações da América Latina Logística (ALL), concessionária que opera a malha ferroviária do Estado.
Mas todo o trabalho de recuperação da ponte ainda está na mira da Coordenadoria do Patrimônio Cultural, que entregou, na última quinta-feira, um relatório técnico de 70 páginas para subsidiar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) em uma medida judicial contra a ALL. A Secretaria de Estado da Cultura quer que a concessionária seja responsabilizada pela descaracterização da ponte centenária.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, a ALL fez a obra sem obedecer as orientações do projeto de restauração repassado à empresa. Um dos questionamentos é com relação à técnica de fixação das peças, que usou solda no lugar dos rebites.

Já a assessoria da ALL garante que foi a concessionária quem encaminhou o projeto de recuperação da ponte no dia 27 de setembro do ano passado para a Secretaria e somente no dia 20 de janeiro, quase quatro meses depois, recebeu a notificação de que o projeto não havia sido aprovado.

A procuradora Ana Cláudia Bento Graff não quis adiantar detalhes da ação que ainda está sendo elaborada. Ela lembrou que qualquer intervenção na ponte dependeria de anuência da Secretaria de Estado da Cultura, pois a estrutura integra a Serra do Mar, que é tombada como patrimônio histórico e cultural.

Reforma garante mais 100 anos de vida útil

O uso de técnicas modernas visou dar maior agilidade à reconstrução da ponte e, com isso, evitar que o restante da estrutura ruísse, explicou o engenheiro responsável pela obra, Raul Ozório de Almeida. “A preocupação foi fazer estrutura nova, soldada, que respeitasse o aspecto geométrico, mas que garantisse total segurança. Não nos preocupamos em fazer um falso histórico“, acrescentou.

Almeida lembrou que a ponte sobre o Rio São João sofreu seis intervenções desde que foi inaugurada e que, há muito tempo não preserva as características originais de sua construção. A primeira intervenção teria ocorrido em 1911, quando a viga de 70 metros teria sido reforçada por causa do aumento no peso dos vagões. A segunda intervenção teria ocorrido em 1946, quando foi construído o arco. “Nessa época a ponte foi completamente modificada. Ela já não preservava os traços históricos de 1885“, ponderou o engenheiro. Outras obras de reforço se deram nas décadas de 60, 80 e 90.

A reportagem da Folha esteve na ponte sobre o Rio São João para acompanhar a finalização dos trabalhos. De perto, é possível perceber qual é a parte antiga e qual é a que foi reconstruída, principalmente, por causa da ausência das saliências redondas dos rebites na parte nova. No entanto, ao passar pelo local de trem, as diferenças são imperceptíveis.
A partir de um olhar amador, o que mais agride o asp

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de Londrina

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*