O período de Lua Minguante, que começou no domingo, favorece os trabalhos de limpeza do Rio Caceribu. A oscilação entre as marés é menor, o que, segundo os técnicos, facilita o recolhimento do óleo. A chuva do fim de semana também foi benéfica. Ajudou a lavar parte do combustível retida na vegetação do mangue.
Os vagões de um trem da Ferrovia Centro-Atlântica saíram dos trilhos, na última terça-feira, perto de Porto das Caixas, em Itaboraí. Segundo o governo do estado, 100 mil litros de óleo diesel vazaram.
“A gente está acelerando esse trabalho com bombas, que jogam água com baixa pressão, para que esse óleo saia de baixo da vegetação, onde ele fica na sombra e não evapora, e venha para as barreiras de contenção”, afirmou o engenheiro naval Flávio Pinheiro de Andrade.
Nesta segunda-feira, em uma entrevista coletiva, o presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Mauro Dias, disse que a empresa não precisaria apresentar um plano de emergência à Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema).
“O órgão que tem competência para fiscalizar a ferrovia do ponto de vista ambiental é o Insituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e não a Feema, e do ponto de vista técnico é a Agência Nacional de Transportes Terrestres”, afirmou Dias.
A empresa foi multada em R$ 10 milhões. As causas do acidente ainda são desconhecidas. “Nós temos um prazo regulamentar de 30 dias para estar apurando as causas do acidente e não estamos descartando nenhuma hipótese, sejam questões técnicas, ligadas à ferrovia, seja a ação de terceiros que possa ter levado a uma ocorrência desse tipo”, complementou Dias.
Ainda não foi possível calcular as dimensões dos prejuízos ambientais. Está prevista para esta terça-feira a divulgação do resultado das análises feitas na água dos rios atingidos pelo óleo, na fauna e na flora da região. O governo do estado intimou a Ferrovia Centro-Atlântica a contratar laboratórios especializados para verificar o grau de contaminação.
A Feema informou que a Ferrovia Centro-Atlântica deveria ter encaminhado ao órgão um plano de emergência em 2004, mas o projeto não foi entregue.
Sem pistas do acidente
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