Setor ferroviário de carga pesada em expansão

O setor ferroviário de carga pesada nacional e internacional, com o aquecimento da comercialização de aço e minério de ferro e os altos investimentos realizados pela China, encontra-se em grande momento de expansão. Em 2004, as ferrovias brasileiras aumentaram sua participação na matriz de transporte para 25%, fazendo com que alguns fabricantes de locomotivas e vagões reabrissem suas fábricas e acumulassem pedidos de mais de sete mil vagões, impedindo as importações.

Nos últimos quatro anos, operadoras como a Companhia Vale do Rio Doce, aumentou o transporte ferroviário em 10% ao ano e embalada pelo sucesso nos negócios, encomendou mais 5.606 vagões e 123 locomotivas (cada uma custa aproximadamente US$ 2 milhões).

Pelo segundo ano consecutivo, a MRS Logística apresentou rentabilidade e crescimento em seu balanço. A empresa acaba de desembarcar 20 locomotivas para reforçar sua frota e outras nove máquinas já compradas vão chegar ao Brasil até no final de maio. Outra que cresceu foi a América Latina Logística (ALL). No ano passado, o lucro líquido foi 34 vezes maior do que o ano anterior. A previsão é de que em 2005 a empresa agregue à sua frota 1,3 mil novos vagões disponibilizados por clientes.

Os fornecedores de locomotivas e vagões também apontam com bons resultados nos últimos anos. Um deles é a norte-americana GE Transportation Rail, única fabricante da América do Sul que produz locomotivas de carga e de manobra. A expectativa da companhia é de que as vendas do grupo no Brasil neste ano (seja em vendas locais e da matriz nos EUA) cresçam cerca de 35% em relação a 2004. Outra que comemora os resultados é a Randon, que iniciou em 2004 a fabricação e montagem de vagões ferroviários. Os investimentos acumulados nos últimos dois anos ultrapassam os R$ 5 milhões.

Segundo a ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – o setor deverá receber recursos (publico e privado) da ordem de R$ 11,3 bilhões nos próximos quatro anos, o que demonstra o potencial deste mercado.

Essa retomada de crescimento do setor, motivou a IHHA – International Heavy Haul Association – organização não governamental que abrange mundialmente o setor ferroviário, a realizar pela primeira vez na América Latina, a 8ª Conferência Internacional de Transporte de Ferrovias de Carga Pesada, que acontece a cada quatro anos em um país diferente – a última edição foi na Austrália.

Rio de Janeiro – O evento acontecerá de 14 a 16 de junho, no Rio de Janeiro, e terá a CVRD como anfitriã. Estarão reunidos especialistas, autoridades e executivos de países como EUA, Canadá, África do Sul, China, Rússia, Índia, Austrália. “O evento demonstra o bom momento pelo qual passa o setor. Ë a oportunidade das grandes e pequenas empresas mostrarem que esse mercado tem um grande potencial e que merece novos investimentos em infra-estrutura”, afirma o diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça. Segundo ele, a entrada do capital privado nas ferrovias há oito anos foi fundamental para o aumento significativo nos investimentos na malha nacional (R$ 6,3 bilhões), o que aumentou a produtividade em 54%, fazendo subir de 19% para 25% a participação do setor na matriz de transporte do país.

Paralelamente ao Congresso, que apresentará trabalhos técnicos de 98 profissionais do mundo inteiro, haverá um Seminário Internacional de Negócios Ferroviários, que abrirá oportunidade de reunir representantes de operadoras e fornecedores de oito países, e a Brazil Rail 2005 – Feira Internacional de Ferrovias, que terá 120 expositores brasileiros e estrangeiros. Pelo menos seis mil pessoas deverão circular durante os três dias, dentre elas 1,8 mil estrangeiros.

As inscrições para participar da Conferência, Feira, Seminário e o curso Roda-Trilho estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo site www.ihhc2005.com.br. Os preços com descontos vão até o dia 27 de maio. Informações: (21) 2537-4338 ou conference2005@fagga.com.br

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Fonte: Redação Webtranspo

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