O diretor comercial da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), Ângelo Baptista, disse ontem que as mudanças no traçado da ferrovia Nova Transnordestina seguem a tendência moderna de evitar a passagem de comboios ferroviários em locais de grandes aglomerados urbanos, fator que, somada à questão de topografia do terreno, justificam o porquê de a proposta do projeto conceitual prever que os centros urbanos de Araripina, Salgueiro e Caruaru estarão distantes do roteiro. A ferrovia passará na área rural desses municípios, a quilômetros do centro. Por isso, no mapa traçado pela CFN essas cidades aparecem, embora as sedes desses municípios estejam de fora do roteiro.
“A ferrovia passar distante dos grandes centros é positivo. A proposta é não interferir na vida cotidiana. Trazer os benefícios da logística com centrais de concentração de cargas em locais estratégicos, sem provocar transtornos para o fluxo de automóveis, por exemplo. Assim, evitamos riscos de acidentes”, explicou, ontem à noite, antes de participar de uma palestra com empresários associados ao Comitê de Comércio Exterior e Logística da Câmara Americana de Comércio, a American Chamber of Commerce.
Para Ângelo Baptista, a proposta do caminho da nova ferrovia foi traçada com a ajuda de fotos do satélite Land Sat, com uma precisão para avaliar as melhores condições de relevo. As imagens foram processadas junto com outros mapas georeferenciados que foram capazes de analisar o terrenos de vinte em vinte metros ao longo dos aproximadamente 2 mil quilômetros do traçado. “É com base nessas informações que avaliamos preliminarmente que é melhor para a ferrovia passar mais próxima de Trindade do que de Araripina, sem prejudicar a região do Araripe”, explicou, acrescentando que o mesmo raciocínio foi o que motivou a opção pela bifurcação em Serrita e que, no caso de Salgueiro, “que é um município de área muito extensa, em que a ferrovia atravessará, mas longe do centro urbano.”
Situação semelhante deverá deixar Caruaru longe do traçado, que tem maiores chances de chegar ao litoral passando pela região de Limoeiro, onde o relevo mais suave combina com as pré-condições técnicas exigidas para dar rapidez e segurança ao transporte ferroviário de cargas (ângulo de aclive e declive de até 0,6 graus e raio de curva máximo de 400 metros em bitola de 1,6 metros). “Para evitar especulação imobiliária ou até mesmo problemas de ordem política nossa orientação é não detalhar o traçado.
HAMBURG SÜD – As informações técnicas e as justificativas do projeto ferroviário da Nova Transnordestina foram ouvidas com muita atenção pelo executivo da Hamburg Süd (maior empresa de navegação marítima do mundo, que trouxe ao porto de Suape, em maio um dos maiores navios porta-contêineres do mundo), Randal Inô. A ferrovia deverá favorecer a exportação via Suape.
Traçado de ferrovia evitará áreas urbanas
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