Todos os vagões











Frota nacional é de 76.812 vagões







Hopper HFE fabricado pela Amsted Maxion para a E. F. Vitória a Minas

Número de vagões mantém ritmo de crescimento: 11,17% em relação às 69.095 unidades registradas em 2004


O levantamento da frota de vagões realizado pela Revista Ferroviária, em junho de 2005, junto às ferrovias de carga verificou a existência de 76.812 unidades no País – representando o aumento de 7.717 vagões em relação ao total registrado em 2004 (69.095), o que equivale a um crescimento de 11,17%. A maior expansão foi na frota de clientes: 32,70% no período de junho de 2004 a junho de 2005, totalizando 3.762 vagões. Na frota própria o índice de aumento foi de 10,25%, passando de 66.260 para 73.050 unidades.
A CVRD registrou a maior evolução na frota – 5.471 unidades foram entregues à companhia no período. Impulsionado pelo significativo aumento das exportações de minério, o vagão do tipo gôndola destacou-se na tabela da frota total — cresceu 14,7%, passando de 25.896 para 29.695. A ALL deve investir este ano aproximadamente R$ 120 milhões na compra de novos vagões, através de recursos próprios, acordo de leasing com a Mitsui e contrato com clientes. No total, são 855 vagões encomendados à Amsted Maxion e à Randon em 2005.







 Vagões do tipo gôndola: crescimento de 14,67% na   frota,   totalizando hoje 29.695 unidades

A concessionária utiliza, para a movimentação de carga, 980 unidades de clientes como a Bunge, Inlogs, Seara, Cargill, Coinbra, Votoran, W Martins, BR Distribuidora, Shell e Ipiranga.
A MRS, que pretende adquirir 700 vagões este ano, registrou aumento de 9% em sua frota própria, totalizando 11.575 vagões. O tipo GDT é o vagão mais encomendado pela concessionária, que tem como principal fornecedora a Amsted Maxion. A FTC não adquiriu novos vagões, mas a ferrovia deve aplicar este ano R$ 1,42 milhões na modernização da frota. Os vagões do tipo gôndola e plataforma são os que possuem maior demanda de recuperação. O mesmo ocorre com a CFN, que está direcionando seus recursos para a recuperação de vagões usados. De acordo com informações da companhia, serão investidos R$ 17,5 milhões na renovação da frota em 2005. A Brasil Ferrovias apresentou evolução apenas na frota de clientes (aumento de 169 vagões) e a Ferropar não divulgou novos dados.









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Fonte: Folha de São Paulo

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