Os congestionamentos nas principais avenidas e ruas santistas, causados pela passagem de trens, devem acabar. A Brasil Ferrovias anunciou que, em breve, irá deixar de transportar cargas no antigo trecho da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), o Samaritá-Estuário, que liga o pé da Serra do Mar ao porto cortando as áreas urbanas de Santos e São Vicente.
O serviço será abandonado porque a concessionária foi autorizada pelo Governo Federal a construir uma segunda via de bitola mista na linha compreendida entre o Perequê (Cubatão) e o Valongo (em Santos), para acesso ao complexo portuário. Com a entrega desse ramal, a ser implantado ao lado do administrado pela MRS Logística, a movimentação de trens de carga nessa região da Cidade poderá ser extinta.
Atualmente, a Brasil Ferrovias está definindo o cronograma de obras para implantar esse segundo trilho.
A medida irá dispensar a concessionária de utilizar o ramal que conflita com o trânsito urbano e, por isso, só pode ser operado em horários determinados (em sua maioria, à noite e durante a madrugada). Os trilhos atravessam São Vicente e chegam na Cidade no José Menino. Logo após cortar a Avenida Pinheiro Machado (Canal 1), eles seguem em paralelo à Avenida Francisco Glicério. É nesse trecho onde os trens atravessam as avenidas Bernardino de Campos (Canal 2), Ana Costa, Senador Feijó, Washington Luís e Conselheiro Nébias.
A linha continua acompanhando a Avenida Afonso Pena até a Rua Campos Mello, a partir de onde ela vira em direção ao cais. Até a região dos terminais, porém, as composições ainda podem bloquear o trânsito na Avenida Rodrigues Alves.
A construção da segunda via foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após um longo processo de arbitragem. E integra o pacote de reestruturação da Brasil Ferrovias, cujo anúncio foi feito pelo presidente da República Luiz Ignácio Lula da Silva no início do mês passado.
Conforme a resolução divulgada no último dia 9 de maio pela ANTT, a Brasil Ferrovias terá 12 meses, contados a partir da publicação da decisão, para terminar a instalação do trecho.
Caso não consiga fazê-lo, a MRS Logística, sua concorrente, terá mais seis meses para empreender o chamado terceiro trilho no seu acesso ao porto.
Com a saída da Brasil Ferrovias, a administração do ramal Samaritá-Estuário poderá voltar para as mãos do Governo do Estado. Com a transferência, será possível utilizar o local para a implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLT), que irá integrar um sistema de transporte de passageiros entre as cidades da Baixada Santista. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, o projeto só deve ser elaborado quando a empresa ferroviária deixar de utilizar o ramal.
Trens vão deixar áreas urbanas de Santos e SV
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