A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) contabilizou em maio um déficit de 3,38% na Câmara Compensatória Tarifária (CCT). Os custos foram da ordem de R$ 54,1 milhões, porém a receita apurada foi de R$ 52,3 milhões. A CCT é um mecanismo pelo qual as empresas de transporte público de passageiros de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) fazem a compensação entre os valores realmente arrecadados e os custos operacionais para prestação dos serviços.
De acordo com o gerente de Controle e Estudos Tarifários da BHTrans, Sérgio Luís Ribeiro de Carvalho, o resultado negativo está diretamente ligado a fatores como evasão de passageiros pelo sistema, elevação dos preços dos insumos e a trajetória histórica dos aumentos salariais dos motoristas e agentes de bordo.
O gerente afirmou que em 1995 cerca de 556,5 milhões de passageiros usaram os sistema de transporte. Já em 2000, esse número reduziu para 446,2 milhões e no ano passado caiu para 400,4 milhões. Segundo Soares, a evasão tem uma forte ligação com as facilidades de aquisição de motocicletas e veículos. `Atualmente uma pessoa que gasta R$ 100 com o transporte público passa a destinar R$ 80 para um consórcio de uma moto`, observou.
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