CFN espera lançamento da Transnordestina

A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) aguarda para o próximo mês de agosto o anúncio oficial do projeto da Transnordestina, uma ferrovia que vai ligar o interior do Piauí, na cidade de Eliseu Martins, até os Portos de Pecém, no Ceará, e o de Suape. Ontem, no Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que vai financiar o projeto, também prevendo o anúncio para o mesmo mês. A empresa, no entanto, aguardava o anúncio oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda este mês de julho. O governo federal, de fato, chegou a organizar um evento com a presença do presidente em Eliseu Martins, no Piauí, neste mês, gerando a expectativa, mas o evento acabou sendo cancelado. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões.


O adiamento ocorreu porque o governo federal preferiu concentrar as suas ações na área política devido à crise causada pelas denúncias de corrupção envolvendo pessoas e políticos ligados à alta direção do Partido dos Trabalhadores.

Mesmo com o adiamento do anúncio oficial do empreendimento, existem projetos sendo feitos, paralelamente. A Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano divulga, na próxima segunda-feira, as empresas habilitadas na licitação para escolher as companhias que farão os projetos executivos da Transnordestina nos trechos Salgueiro-Parnamirim, Parnamirim-Petrolina e Parnamirim-Araripina. A concorrência é disputada por quatro empresas, que entregaram a documentação no dia 22 de junho.

A demora na habilitação das empresas ocorre porque a documentação apresentada é muito extensa e precisou ser analisada minuciosamente, segundo a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, Terezinha Nunes. As empresas que estão concorrendo são: Maia Melo, Astep, ATP e Ecoplan. As três primeiras são pernambucanas e a última é gaúcha.

“Depois que as empresas forem habilitadas, elas terão cinco dias úteis para apresentar as propostas de preço”, comentou Terezinha. Os projetos executivos são necessários para a realização da obra. A contratação desses projetos ficará em torno de R$ 6 milhões. Os recursos foram repassados pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) via um convênio com o governo do Estado.

Dos trechos que serão contratados os projetos executivos, o único que não faz parte do projeto que será anunciado pelo governo federal é o de Parnamirim-Petrolina. “Resolvemos incluir esse trecho, porque a nossa intenção é depois incluir a realização das obras nesse trecho”, comentou Terezinha. Isso beneficiaria os produtores do Vale do São Francisco.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal do Commercio – PE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*