PARANÁ, Curitiba – Além de transportar menos do que o ideal para a economia do País, as concessionárias responsáveis pelo sistema ferroviário brasileiro desativaram cerca 10 mil quilômetros de estradas de ferro depois que assumiram. A constatação foi feita por Saulo de Tarso Pereira, consultor em logística ferroviária e superintendente aposentado da Rede Ferroviaria Federal S.A. (RFFSA), estatal que operava o sistema ferroviário brasileiro até 1996.
Segundo Pereira, só a ALL desativou 1,4 mil quilômetros da malha dos três Estados do Sul. Ele era, na RFFSA, responsável pela fiscalização das concessões. De acordo com a ANTT, o Brasil tem 28.671 quilômetros de malha ferroviária concedidos.
“As concessionárias não operam estas linhas e justificam para a ANTT que estão apenas temporariamente desativadas. Isso porque elas têm obrigação contratual de operá-las. Além disso, deviriam ao menos conservá-las e nem isso está acontecendo“, afirma o consultor. Segundo Pereira, uma das razões da desestatização foi justamente para que as concessionárias incrementassem as linhas que a Rede operava sem obter lucro. “Elas (as concessionárias) deveriam desenvolver aquelas regiões. O argumento era que a RFFSA seria incompetente para tornar estes trechos rentáveis“, argumenta.
Pereira é uma das lideranças dos ferroviários que, junto com parlamentares, briga para evitar a extinção da RFFSA, como quer o governo federal, e pela criação de um projeto de reestruturação da rede.
Concessionárias não cumprem contratos
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar