Empresa investe em ferrovia

A Stolthaven Santos Ltda., que opera pelo Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla), está diversificando sua matriz de transporte para receber as cargas de granéis líquidos no Porto de Santos. Já no ano que vem, estará em operação um desvio férreo ligando o Interior do Estado até a porta da fábrica, no terminal.

Irão operar no ramal 16 vagões, de forma a absorver cerca de 15%, em média, do volume movimentado pelo terminal. Por dia, a Stolthaven recebe 5,4 milhões de litros distribuídos em cerca de 120 caminhões.

‘‘O Brasil tem de mudar, tem de sair da estrada de rodagem para a estrada de ferro. E essa é a nossa colaboração para a estrutura do porto’’, declara o gerente geral da companhia, Mike Sealy.

Ainda na infra-estrutura, a empresa conta com 11 dutos de aço inoxidável, cada um operando numa vazão de 300 toneladas por hora. Com os investimentos previstos para 2008, serão construídos mais dois dutos.

Além de destacar a necessidade da construção de mais dois píeres de atracação de navios no Tegla, Sealy argumenta que a Codesp precisa realizar a dragagem de manutenção na bacia de evolução da Alemoa.

Os berços 3 e 4 também estão, segundo ele, assoreados, fazendo com que os navios destinados ao porto cheguem com apenas 90% de sua capacidade explorada. ‘‘Temos de operar com 10% a menos do que poderíamos’’.

De acordo com o diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp, Arnaldo de Oliveira Barreto, o edital de licitação para a escolha da empresa que fará a drgagem dos berços está em fase de preparação. A última empresa a realizar o serviço, a Bandeirantes, terminou os trabalhos há cerca de dois meses.

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Fonte: Jornal A Tribuna – Baixada Santista

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