A transformação da Superintendência de Trens Urbanos em Belo Horizonte (STU/BH) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em uma empresa pública, controlada pelas administrações de Minas Gerais, Belo Horizonte e Contagem, ocorrerá assim que forem concluídas as negociações com o governo federal, prevista para setembro. O presidente da CBTU, João Luiz da Silva Dias, disse que o processo de regionalização só trará benefícios à gestão do metrô.
A Companhia do Metropolitana de Belo Horizonte, cujo acionista será a Empresa de Trem Metropolitano – composta por Belo Horizonte, Contagem e o Estado – será a gestora do transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). `O metrô, com a prioridade estabelecida para a conclusão da Linha 1 (Eldorado/Vilarinho), através do seu enquadramento no Projeto-Piloto de Investimento de Infra-estruturas (PPI), entra, agora, na fase final do seu processo de regionalização`, avaliou Dias.
O PPI resulta das negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que permite conceituar investimentos fora dos gastos públicos para efeito do cálculo do superávit primário. Os projetos enquadrados no PPI não sofrem qualquer constrangimento fiscal para empenho das verbas orçamentárias e têm disponíveis todos os recursos financeiros para pagamento das faturas, o que assegura sua execução.
Metrô sob nova direção
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